Street do Brasil inicia disputas do Pro Tour de Roma no Dia Mundial do Skateboarding

Publicado em: 20/06/2023 18:10

Street do Brasil inicia disputas do Pro Tour de Roma no Dia Mundial do Skateboarding

Após três dias de sessões de treino, o skateboarding brasileiro inicia nesta quarta-feira (21), as disputas do Pro Tour de Roma (ITA), competição que soma pontos nas classificatórias para as Olimpíadas de Paris 2024. Um total de 16 skatistas irão representar o Brasil na competição que acontece na semana do Dia Mundial do Skateboarding (Go Skateboarding Day - 21 de junho). 

No masculino, todos os nomes da Seleção Brasileira estarão em ação: Carlos Ribeiro, Eduardo Neves, Felipe Gustavo, Gabryel Aguilar, Giovanni Vianna, João Lucas Alves e Lucas Rabelo. Além deles, Filipe Mota (Seleção Júnior) e Kelvin Hoefler também estarão nas disputas.

“Roma é mágico. É um lugar magnífico. A gente vai andar de skate em frente ao Coliseu. Então a gente vai encontrar os amigos, mas a gente está indo com o foco principal que todo mundo quer. A gente está neste ciclo olímpico, tentando uma vaga nas Olimpíadas. A gente é brasileiro. É raçudo. Vai com garra. E vai pra cima”, comenta Gabryel Aguilar.

“Fazer parte da Seleção Brasileira é muito gratificante pra mim. Estou realizando um sonho. Nunca imaginei que teria skate nas Olimpíadas e poder quem sabe chegar na etapa de Paris 2024 seria mais um sonho que espero poder realizar. Com certeza o Brasil tem muitos skatistas de alto nível. Independente de quem for, irá representar muito bem o Brasil, destaca Lucas Rabelo.

“Poder representar o Brasil na semana Mundial do Skate sem dúvida vai ser muito style. Uma sensação única. Poder andar de skate com meus amigos numa competição tão importante. Se não fosse o evento eu estaria andando de skate com meus amigos na minha cidade. Na competição também vou estar andando com meus amigos. Vai ser muito irado”, completa Eduardo Neves.

Entre as mulheres, estão confirmadas seis skatistas da Seleção Brasileira: Carla Karolina, Gabriela Mazetto, Kemily Suiara, Pâmela Rosa e Rayssa Leal. Virginia Fortes Aguas, também da Seleção, machucou o joelho direito nos treinos e não disputará a competição. Além dos nomes da Seleção, Marina Gabriela é mais uma skatista brasileira que estará no Pro Tour.

“O skate para mim é tudo. Representar o Brasil em uma competição mundial é surreal. Eu sempre quis fazer isso pela minha vida. Meus sonhos estão se realizando e sendo no Dia do Skate então vai ser maravilhoso porque vou estar andando de skate, fazendo o que eu gosto”, destaca Gabriela Mazetto.

“Andar de skate no Dia Mundial do Skate, participando de um campeonato Mundial, é muito da hora. Vai estar todo mundo junto em outro país andando de skate naquela energia. Então, estou muito feliz de estar no Dia Mundial do Skate andando de skate com os amigos e me divertindo bastante”, comenta Carla Karolina.

“Representar o Brasil no Go Skate Day, na Itália, vai ser muito legal. Fico feliz de estar ali com os amigos, manobrando, e tentando representar ao máximo possível a Seleção e o Brasil. Só quero me divertir e andar de skate”, completa Kemily Suiara.

Preparação
Na preparação para o Pro Tour de Roma, a Confederação Brasileira de Skateboarding promoveu duas semanas de treino recentemente. A primeira, de 7 a 13 de maio, foi realizada em São Paulo, passando pelas pistas do Bom Retiro, Brasil Skate Camp, Franco da Rocha, Saúde e pela recém-inaugurada pista da skatista Pâmela Rosa, em São José dos Campos.

A preparação da Seleção Brasileira foi encerrada no Rio de Janeiro, entre os dias 5 e 9 de junho, com sessões na Praça Duó e na Caverna Spot.

Na Itália, os skatistas seguirão contando com o suporte da comissão técnica da Seleção: Tatiana Lobo (gerente de Seleções), Roger Mancha (consultor técnico), Carlos Barreto (fisioterapeuta), Julio Detefon (observador técnico) e Rodrigo Stoffel (assessor técnico).

Disputas do Pro Tour
Por estarem no top 5 do ranking mundial, Rayssa Leal (1ª) e Kelvin Hoefler (5º) entram direto nas quartas de final (2ª fase).

Os demais nomes do Brasil entram em ação nas classificatórias (1ª fase), destinada aos posicionados entre a sexta e a 30ª posição do ranking mundial e aos country quotas (vagas destinadas aos países para skatistas que não estão no top 30 do ranking - total de seis por país para cada categoria).

Confira o cronograma do Pro Tour!

Domingo, segunda e terça (18 a 20/06) - sessões de treino
Quarta (21/06) - 4h às 9h35 - classificatória feminina
Quinta (22/06) - 4h às 15h15 - classificatória masculina
Sexta (23/06) - 7h45 às 10h40 - quartas de final feminina / 13h15 às 16h10 - quartas de final masculina
Sábado (24/06) - 10h55 às 13h40 - semifinal feminina / 14h25 às 17h10 - semifinal masculina - transmissão ao vivo pelo SporTV 3
Domingo (25/06) - 14h25 às 15h45 - final feminina / 15h55 às 17h15 - final masculina - transmissão ao vivo pelo SporTV 3

Horários pelo fuso brasileiro.

Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023
Além de contar pontos nas classificatórias para Paris 2024, o Pro Tour em Roma (ITA) também será decisivo para a definição dos nomes que irão para os Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023, que acontecem entre os dias 21 e 22 de outubro.

Os melhores brasileiros (1 vaga no masculino e 1 vaga no feminino) do ranking olímpico de Street em 5 de julho estarão garantidos na competição - o Pro Tour na Itália será o último evento do Street até essa data.

Além desses nomes, Pâmela Rosa e Lucas Rabelo garantiram vaga para o Pan-Americano ao se sagrarem campeões dos Jogos Pan-Americanos Júnior, em 2021.

Classificatórias para Paris 2024
Assim como aconteceu nos Jogos de Tóquio, a corrida classificatória para os Jogos de Paris 2024 será dividida em duas fases.

1ª fase

Pro Tour de Street - Roma-ITA - 26/06 a 03/07/2022; 

Mundial de Street - Sharjah-EAU - 29/01 a 05/02/2023; 

Pro Tour de Street - Roma-ITA - 18/06 a 25/06/2023;

Pro Tour de Street - Lausanne-SUI - 09/09 a 16/09/2023;

Mundial de Street* - Japão - 10/12 a 17/12/2023;
Anunciado pela World Skate em 8 de junho de 2023.

Pro Tour de Street - Sharjah-EAU - 14/01 a 21/01/2024.

2ª fase
Os 44 primeiros do ranking da World Skate em cada modalidade, em cada categoria, avançam para a segunda fase. Seguindo os critérios da corrida olímpica, na segunda fase, cada país poderá ter o limite de até 6 skatistas por modalidade (Park e Street) e categoria (Feminino e Masculino).

Leia Mais


Patrocínio

FAM
Canon

A Confederação Brasileira de Skateboarding


Avenida Paulista, nº 1.313 sala 1.010
São Paulo, SP / Brasil

Atendimento de segunda a sexta,
das 10 às 12h e das 14 às 18h.

(11) 32851239.

    FILIADOS - ENTRARFILIE-SE

    Precisa de ajuda? Baixe o tutorial de acesso!

    Cadastro de Responsável

    responsável

    Sistema e Tecnologia