A Confederação Brasileira de Skate (CBSk) foi fundada em 06 de março de 1999 em Curitiba pela Federação de Skate do Paraná, Associação Porto-Alegrense de Skate, Associação de Skate Londrinense, Associação de Skate da Zona Sul de São Paulo, Associação Brasiliense de Skate e Associação Baiana de Skate.

A partir de 2000 a sede foi transferida para a cidade de São Paulo, onde permanece até hoje.

Atualmente são 10 (dez) Federações e 05 (cinco) Associações filiadas à CBSk, em 11 (onze) Estados diferentes.

A Confederação Brasileira de Skate é a entidade que regulamenta as normas e políticas voltadas ao desenvolvimento do Skate (Skateboard) no território brasileiro.

A CBSk tem como finalidade, desenvolver, divulgar, difundir, fomentar a prática e organizar o esporte, além de representá-lo no Brasil perante os poderes públicos (municipal, estadual e federal) e a sociedade organizada (empresas, ONGs, fundações, associações e federações).

Algumas das principais funções da Confederação são institucionalizar e fiscalizar regras de competição e de conduta esportiva, normas para realização de eventos competitivos, administração dos rankings nacionais, promover reuniões entre praticantes, profissionais e empresários do Mercado, representar o Skate perante governos federal, estaduais e municipais, representar o Skate perante a sociedade organizada, zelar pela imagem do esporte, entre outras.

O atual quadro de diretoria da Confederação é todo formado por skatistas que passam suas vidas andando de Skate e sonharam um dia vê-lo como um esporte estruturado.

São pessoas que, andando e trabalhando a mais de 15 anos com Skate, contribuíram e continuam contribuindo para o desenvolvimento do Skate.

Enfim, são agentes de transformação, que participaram e participam da história do Skate no Brasil.

 


Estatuto da Confederação Brasileira de Skate - CBSk