A Confederação Brasileira de Skate (CBSk) estabeleceu uma parceira com o Grupo de Medicina do Esporte do Instituto de Ortopedia e Traumalogia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (IOT-HCFMUSP) para atendimento gratuito dos seus skatistas confederados.

Tal parceria foi possível graças ao contato com o Dr. Malcon Carvalho Botteon, médico fisiatra e médico do esporte do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas, chefe do Departamento Médico da Confederação Brasileira de Vôlei Paralímpica, médico da Seleção Brasileira Feminina de Futebol e membro da ABMAR (Associação Brasileira de Medicina de Áreas Remotas e Esportes de Aventura)

Dr. Malcon Carvalho Botteon

O Instituto de Ortopedia e Traumatologia (IOT), integrando o Complexo Hospital das Clínicas, conta com sete laboratórios de especialidades e um corpo clínico com aproximadamente 160 médicos, entre os quais: ortopedistas, residentes na especialidade e um grupo próprio de anestesiologistas.

Ainda fazem parte deste grupo: pediatras, geriatras, fisiatras, cirurgiões de tórax e plásticos, urologistas e cardiologistas, os quais dão apoio médico aos pacientes em tratamento ortopédico.

O Grupo de Medicina do Esporte do IOT configura-se em um polo que fortalece e estimula as ciências voltadas à atividade física e ao esporte, como moduladores de saúde e bem estar das pessoas.

Suas atividades são baseadas no ensino, pesquisa e assistência com ênfase no: atendimento gratuito aos atletas de todas as modalidades esportivas; curso de residência médica em Medicina do Esporte; organização de simpósios de saúde no esporte; aulas teóricas aos alunos da FMUSP; projetos sobre exercício e esporte; atendimento clínico à população em geral, entre outros.

O setor de Clínica do Esporte é responsável pela atenção clínica ao indivíduo que busca orientação para atividade física, bem como ao esportista de alto desempenho.

Além da avaliação física, realiza exames complementares e avaliações funcionais, quando necessárias para cada situação.

O esportista recebe a atenção de médicos especialistas em medicina do esporte, podendo ter também suporte de retaguarda nas diferentes especialidades médicas para situações eventuais de maior complexidade.

O grupo, junto às equipes e aos atletas, realiza prevenção de problemas clínicos e ortopédicos, oferecendo suporte nutricional e psicológico em situações de atendimento inicial, em conjunto com as áreas afins, também atendendo intercorrências médicas durante eventos esportivos e viagens de delegações.

Este setor é responsável pela atenção clínica e cirúrgica de pacientes com lesões esportivas do aparelho locomotor, típicas ou eventuais que aconteçam tanto na prática da atividade física quanto no esporte de alto rendimento.

O atendimento é realizado, preferencialmente, por médicos com dupla formação – ortopedia e traumatologia e medicina do esporte – permitindo a assistência global do paciente e a compreensão de suas necessidades como praticante da atividade física ou no alto desempenho durante o tratamento da lesão esportiva.

Os skatistas confederados à CBSk interessados no atendimento precisam solicitar através do e-mail esporte@cbsk.com.br com Ed Scander.

Os atendimentos na Clínica do Esporte acontecem somente na quinta-feira entre 07 e 11 horas da manhã, sendo atendidos 03 skatistas de cada vez, fazendo que possa demorar até 03 semanas após o agendamento da consulta para ser atendido.

Entre os serviços prestados estão avaliações pré participação de competições, exames laboratoriais, tratamento de lesões, cirurgias ortopédicas, acompanhamento com nutricionista entre outros.

É necessário o skatista apresentar a carteirinha da CBSk e do Sistema Único de Saúde (SUS).

Informando que a Federação Paulista de Skate também estabeleceu a mesma parceria para atendimentos dos skatistas amadores federados à ela.

A CBSk espera que com a parceria com o Hospital das Clínicas possa ajudar ainda mais seus skatistas confederados profissionais.