Skatistas brasileiros deixam a Califórnia, berço do skate, para a disputa do STU National

Publicado em: 21/02/2023 21:00

Skatistas brasileiros deixam a Califórnia, berço do skate, para a disputa do STU National

Os skatistas brasileiros entram em ação, nesta quinta-feira (23/02), para a etapa de abertura do STU National 2023, em Criciúma, no Estado de Santa Catarina. A primeira semana será dedicada à modalidade Street, de 23 a 26 de fevereiro. Na segunda semana, de 2 a 5 de março, será a vez da modalidade Park. Neste ano, a cidade receberá também a etapa do Paraskate.

Nesta quinta-feira, inicia-se a fase qualificatória no Street. No total, 91 skatistas estão inscritos na modalidade, sendo 19 no feminino e 72 no masculino. Entre eles, Ivan Monteiro (vice-campeão do STU Open Rio 2022), Giovanni Vianna (4º lugar na STU Open Rio) e Gabriel Fortunato. 

A competição será mais uma oportunidade para o trio voltar e andar no Brasil. Os três vivem na Califórnia, Estados Unidos, berço do skate mundial. “Minha ida para os Estados Unidos aconteceu naturalmente. É o berço do skate, as coisas fluem, há muitas pistas incríveis e investimento. Mas é sempre muito gratificante voltar e andar no Brasil. As competições do STU são bem organizadas, vistas de forma muito positiva lá fora, sem falar que o skate brasileiro tem algo muito especial, que mistura paixão com diversidade cultural e força de vontade. Amo meu país”, afirma Gabriel Fortunato, natural de Mogi das Cruzes (SP). 

Paulista de Santo André, Giovanni Vianna conta que decidiu morar em outro país com intuito de ficar mais inserido no circuito mundial e conhecer novas pessoas. “Comecei a ter essa ideia de morar fora em 2018. Assim, eu estaria mais inserido no mundo do skate. Acabei me jogando nesse sonho, porque skate é minha vida. E vieram muitas coisas boas. Sempre que consigo uma brecha de data, estou aqui. Morar e competir fora do país, conhecer uma nova cultura, uma nova língua e novas pessoas, me fez amadurecer muito como skatista e como homem”, diz Giovanni. 

A mesma motivação estimulou Ivan Monteiro a ir também neste caminho. No entanto, segundo ele, o circuito brasileiro mudou para melhor, sendo mais estruturado e organizado.  “A decisão de voltar a competir no Brasil, como foi no Open e, agora, no National, foi por achar ser este o melhor momento do nosso esporte no país. O circuito brasileiro não era o que é hoje. Mudou demais, e para melhor. Hoje em dia, é um evento que vale a pena participar, organizado e estruturado. A premiação também é das mais altas”, relata Ivan, que, pela experiência adquirida, diz ter convicção de que representará o Brasil em Paris-2024.

 As etapas do STU National valem pontuação máxima no ranking brasileiro. 

STU National 

As entradas para o STU National são gratuitas e podem ser retiradas pelo site da plataforma Sympla.

A primeira etapa de 2023 do STU National conta com patrocínio do banco BV, um dos maiores bancos do país, que apresenta a plataforma STU, e da Monster Energy, e é homologada pela CBSk. É viabilizada pela Prefeitura através da Fundação Municipal de Esportes de Criciúma e tem como parceiro especial o Nações Shopping (Almeida Júnior), além dos parceiros oficiais Baw, Drop Dead, Rock City, UNESC e Nissan Vip Car.

Leia Mais


Patrocínio

FAM
Canon

A Confederação Brasileira de Skateboarding


Avenida Paulista, nº 1.313 sala 1.010
São Paulo, SP / Brasil

Horário de funcionamento: 08h às 17h

A Confederação Brasileira de Skateboarding (CBSk)
tem atendimento ao público das 10 às 12h
e das 14 às 16h.

O telefone para contato é o (11) 91739-3542.

Sistema e Tecnologia