Skate embarca para estreia nos Jogos Sul-Americanos da Juventude

Publicado em: 02/05/2022 21:00

Skate embarca para estreia nos Jogos Sul-Americanos da Juventude

Após um período de preparação em São Paulo (SP), Virginia Fortes Aguas, Giovana Moreira, Kalani Konig e Matheus Teixeira embarcam, na noite desta terça-feira (03), junto com a delegação brasileira com destino a Rosário, na Argentina, para a estreia do skate nos Jogos Sul-Americanos da Juventude. No evento, que acontece entre quarta (04) e sábado (07), o grupo será acompanhado por Fábio Castilho, consultor técnico da Seleção Brasileira Júnior de Skate.

Reunidos em São Paulo entre os dias 26 de abril e 1º de maio, os skatistas tiveram a oportunidade de realizar sessões de treino sob as orientações de Fábio Castilho e de Roger Mancha, consultor técnico da Seleção Brasileira Principal de Street. O grupo também contou com o suporte do fisioterapeuta Carlos Barreto, da psicóloga Juliane Fechio e do observador técnico Julio Detefon, todos da comissão técnica da Seleção Brasileira. O ciclo de preparação ainda incluiu um media training com foco no atendimento de imprensa em Rosário e também em futuros eventos.

Na segunda-feira (02), os atletas viajaram para o Rio de Janeiro acompanhados de Fábio Castilho. No Rio, o grupo foi recepcionado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB).

“Foi muito válido ter conseguido reunir esses quatro atletas e a equipe multidisciplinar da Seleção no pré-embarque. Foram dias de muita preparação técnica, física e mental, em que os atletas contaram com o suporte dos nossos profissionais e tiveram um período de convívio juntos, o que a gente considera muito importante. Vamos para mais uma estreia, com a certeza de que o skate brasileiro estará muito bem representado”, destaca Tatiana Lobo, gerente de Seleções da CBSk.

“Foi bem intenso. A gente andou de skate, se preparou fisicamente, a gente teve psicóloga. Então foi bem legal estar junto com a galera, andando de skate todo mundo. Foi bem divertido”, destaca Virginia Fortes Aguas, 16 anos, de Niterói (RJ).

Em Rosário, a quarta-feira (04) será destinada aos treinos oficiais. Na quinta (05) acontecem as classificatórias e a sexta (06) será reservada para as semifinais. As finais do evento serão realizadas no sábado (07).

“A expectativa está boa. Estou sendo bem preparada tecnicamente, psicologicamente e fisicamente também. Então, acho que vai dar tudo certo”, completa Virginia.

“Estou muito feliz de ter recebido esse importante convite para participar dos Jogos Sul-Americanos da Juventude e espero representar o Brasil da melhor forma”, comenta Kalani Konig, 14 anos, de Florianópolis (SC).

A modalidade de disputa do skate nos Jogos da Juventude será o Street, com dois representantes brasileiros no feminino e dois no masculino. Os critérios para escolha dos atletas tiveram como base o ranking da World Skate ou a presença na Seleção Brasileira Júnior (Sub-16) em 2021 - em ambos os casos, respeitado o limite de idade do evento (nascidos entre 01/01/2004 e 31/12/2007).

Virginia Fortes Aguas é skatista da Seleção Brasileira de Skate e participou de toda a corrida classificatória para os Jogos de Tóquio. Kalani Konig integra a Seleção Júnior desde sua criação, em 2020.  Giovana Moreira e Matheus Teixeira integraram a Seleção Júnior em 2020 e 2021.  

“As expectativas são as melhores possíveis porque essa semana de treino foi muito intensa. Desde que eu recebi a notícia que iria para o Sul-Americano estou treinando muito e estou muito feliz de poder representar o Brasil nesses Jogos”, afirma Giovana Moreira, 17 anos, de Niterói (RJ).

“Desde que recebi o convite venho treinando para representar o Brasil da melhor forma. Durante essa semana que estive em São Paulo fomos em várias pistas, de concreto e de madeira, para treinar várias manobras separadas e linhas e tivemos o apoio da comissão técnica da Confederação Brasileira de Skate”, completa Matheus Teixeira, 17 anos, de Passo Fundo (RS).

Os Jogos Sul-Americanos da Juventude tem foco em jovens com idade entre 15 e 18 anos. O pódio na competição é um dos critérios para solicitação de entrada no programa Bolsa Atleta do Governo Federal.

As Loterias CAIXA e o Governo Federal são os patrocinadores oficiais da Confederação Brasileira de Skate (CBSk) e da Seleção Brasileira de Skate.

Leia Mais


Patrocínio

FAM
Canon

A Confederação Brasileira de Skateboarding


Avenida Paulista, nº 1.313 sala 1.010
São Paulo, SP / Brasil

Horário de funcionamento: 08h às 17h

A Confederação Brasileira de Skateboarding (CBSk)
tem atendimento ao público das 10 às 12h
e das 14 às 16h.

O telefone para contato é o (11) 91739-3542.

Sistema e Tecnologia