FILIADOS - ENTRAR

Skate brasileiro fecha estreia no Sul-Americano da Juventude com ouro de Virginia Fortes Aguas e bronze de Matheus Teixeira


Publicada em: 07/05/2022

A estreia do skate em Jogos Sul-Americanos da Juventude começou com ouro e bronze para o Street do Brasil, em Rosário (ARG). Entre as meninas, Virginia Fortes Aguas foi a melhor na final e conquistou o lugar mais alto do pódio. No masculino, Matheus Teixeira garantiu mais um pódio para o skate nacional, ficando com a terceira posição. Além da dupla, Giovana Moreira ficou perto de uma medalha, fechando as disputas na quarta posição, e Kalani Konig foi o sexto colocado. Ao longo do evento, os skatistas foram acompanhados por Fábio Castilho, consultor técnico da Seleção Brasileira de Street Júnior. 

A decisão feminina foi a primeira do dia. Virginia (16.73 pontos) confirmou o bom momento, sendo seguida pela argentina Ailin Arzua (15.25) e pela uruguaia Julieta Facelli (14), medalhas de prata e bronze respectivamente. Giovana Moreira fechou o top 4 (11.76).

Com apenas 16 anos, Virginia Fortes Aguas fechou a corrida olímpica para Tóquio na 10ª colocação do ranking mundial de Street. Em 2022, a skatista da Seleção Brasileira Principal de Street venceu a Liga Pro Skate, realizada em Portugal, em duas categorias: no Park e no próprio Street.

“Essa medalha é muito importante para mim. Meu primeiro Sul-Americano. Então, estou muito feliz, não tenho nem o que dizer. Consegui passar nas classificatórias em primeiro, na semifinal em primeiro e ficar na final em primeiro. Estou muito feliz. A Giovana também correu comigo, é minha amiga. Ela é da mesma cidade que eu (Nitério-RJ), a gente anda de skate desde pequenininha. Infelizmente ela não conseguiu ficar no pódio”, comenta Virginia Fortes Aguas.

“O Brasil está muito bem em todos os esportes. Então acho que o diferente é estar aqui, com o seu país, representando a sua bandeira. Porque em um campeonato normal a gente representa a gente. Aqui estou representando o país todo, que é o Brasil. Então, está sendo incrível”, completa a medalhista de ouro.

No pódio masculino, além do bronze de Matheus Teixeira (29.70), o peruano Shaiel Rodriguez (31.25) ficou com o ouro enquanto a prata foi garantida pelo colombiano José Santiago Escobar (29.93). A decisão do masculino também teve a participação de Kalani Konig (27.35), que ficou na sexta posição da final.

“Para mim é muito importante conseguir essa medalha para levar para o Brasil, estar representando o Time Brasil neste campeonato. Estou me sentindo muito feliz. Para mim é uma experiência nova. Nunca viajei para fora e é uma experiência muito boa. Estou bem feliz por poder levar essa medalha para o Brasil, por ter conquistado isso. É uma experiência nova, estar fora do país, competindo com pessoas de outros países”, destaca Matheus Teixeira.

Com o encerramento do skate no Sul-Americano do Juventude, disputado em Rosário, na Argentina, com atletas entre 14 e 18 anos, o Brasil celebra mais uma etapa bem-sucedida na modalidade. Além das medalhas, os quatro brasileiros que viajaram para o evento conseguiram chegar até a final da competição.

“É a primeira aparição do skate no Sul-Americano (da Juventude). Então é só agradecer por acompanhar a molecada para viver esse sonho. Tivemos bons resultados. No feminino ouro e no masculino bronze. É isso que a gente almeja, trazer mais alegria para o Brasil no esporte. Todo mundo conseguiu andar e se divertir nesses dias. Foi um aprendizado que não tenho palavras, não tem como descrever”, completa Fábio Castilho, consultor técnico da Seleção Brasileira Júnior de Street.

No domingo (8), os Jogos Sul-Americanos serão encerrados. Neste momento, o Brasil lidera o quadro geral, com 126 medalhas conquistadas, sendo 56 de ouro. O país é seguido por Colômbia e Argentina na classificação geral.

As Loterias CAIXA e o Governo Federal são os patrocinadores oficiais da Confederação Brasileira de Skate.


Matheus Teixeira - Foto: Beto Noval / COB Virginia Fortes Aguas e Giovana Moreira - Foto: Beto Noval / COB Giovana Moreira e Virginia Fortes Aguas - Foto: Beto Noval / COB Fábio Castilho, Virginia Fortes Aguas e Giovana Moreira - Foto: Beto Noval / COB Virginia Fortes Aguas - Foto: Beto Noval / COB Pódio Street masculino - Foto: Beto Noval / COB Pódio Street masculino - Foto: Beto Noval / COB Matheus Teixeira - Foto: Beto Noval / COB Pódio Street feminino - Foto: Beto Noval / COB Pódio Street feminino - Foto: Beto Noval / COB


apoios