Skate brasileiro estreia no Mundial de Park nesta quarta-feira (8)

Publicado em: 06/02/2023 21:00

Skate brasileiro estreia no Mundial de Park nesta quarta-feira (8)

Os skatistas brasileiros estreiam, nesta quarta-feira (8), no Mundial de Park em Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos. A competição abre a corrida olímpica para os Jogos de Paris 2024. O evento terá transmissão ao vivo no final de semana (11 e 12) das semifinais e das finais pelo Olympics.com e Worldskate.tv.

Na preparação para o torneio, a Seleção Brasileira de Park treinou entre os dias 16 e 22 de janeiro no Sandro Dias Camp, complexo em Vargem, interior de São Paulo.

Em busca de aprimorar fundamentos técnicos e físicos, os skatistas contaram com o  suporte do consultor técnico Edgard Pereira Vovô, do auxiliar técnico Miguel Catarina, do fisioterapeuta Douglas da Costa - no Mundial, o fisioterapeuta será Alison Paz - e do observador técnico Julio Detefon.

“É muito importante a gente ter treinado em um complexo como esse (Sandro Dias Camp), que nos proporcionasse um treinamento em transição grande. Além do bowl que treinamos, a gente teve a possibilidade de ter um half coberto, ainda mais nessa época do ano que chove muito. Nós não paramos os treinamentos e fizemos um simulado que proporcionou uma evolução significativa. Então, estamos prontos para Sharjah”, destaca Edgard Pereira Vovô. 

“Lugar maravilhoso, com uma estrutura incrível. Foi muito interessante poder evoluir essa parte de transição alta, já que a pista em Sharjah tem as paredes de transição grande, bem dinâmicas, manobras com amplitudes. E aqui (Sandro Dias Camp) foi perfeito, pois as paredes são altas, bowls grandes. A gente conseguiu constatar uma grande evolução de todos os atletas”, completa Miguel Catarina.

Após três dias de treinos - domingo a terça - nos Emirados Árabes, a quarta-feira terá classificatórias femininas, enquanto os homens estreiam na quinta-feira. O mundial contará com 4 etapas: classificatórias, quartas de final, semifinais e final.

No Park feminino, serão seis nomes da Seleção Principal e dois da Júnior: Dora Varella, Erica Leguizamon, Isadora Pacheco, Raicca Ventura, Victoria Bassi e Yndiara Asp, além de Fernanda Tonissi e Sofia Godoy, ambas da Júnior. Emily Antunes e Lua Vicente ainda estão entre as representantes do skate nacional.

No Park masculino, entre os skatistas da Seleção, estarão cinco nomes da principal e dois da Júnior: Augusto Akio, Luigi Cini, Murilo Peres, Pedro Barros e Pedro Quintas e Gui Khury e Kalani Konig, dupla da Júnior. Também representarão o Brasil Andre Mariano, Héricles Fagundes, Mateus Hiroshi, Pedro Carvalho e o ídolo Sandro Dias.

Luiz Francisco, da Seleção Brasileira, se recupera de lesão e não viajou para a competição. 

Formato de disputa
Nas duas primeiras fases (classificatórias e quartas de final), cada skatista realiza duas voltas de 45 segundos. Na semifinal e na final, os skatistas realizam três voltas. A nota final é a volta de maior pontuação.

A segunda fase (quartas de final) do evento reúne 32 skatistas - melhores da primeira fase e pré-classificados. No masculino, Pedro Barros, medalhista olímpico, entra direto na disputa das quartas de final. 

A semifinal concentra os 16 melhores das quartas de final. Os 8 melhores avançam para a final.

Cronograma Mundial de Park
5 a 12 de fevereiro
Domingo (05/02), segunda (06/02) e terça (07/02) - treinos
Quarta (08/02) - classificatórias feminino - 2h15 (BRA) da manhã de terça para quarta
Quinta (09/02) - classificatórias masculino - 2h15 (BRA) da manhã de quarta para quinta
Sexta (10/02) - quartas de final - feminino (4h55 - BRA) e masculino (10h15 - BRA)
Sábado (11/02) - semifinal - feminino (8h40 - BRA) e masculino (11h40 - BRA)
Domingo (12/02) - final - feminino (10h10 - BRA) e masculino (11h20 - BRA)

Leia Mais


Patrocínio

FAM
Canon

A Confederação Brasileira de Skateboarding


Avenida Paulista, nº 1.313 sala 1.010
São Paulo, SP / Brasil

Horário de funcionamento: 08h às 17h

A Confederação Brasileira de Skateboarding (CBSk)
tem atendimento ao público das 10 às 12h
e das 14 às 16h.

O telefone para contato é o (11) 91739-3542.

Sistema e Tecnologia