Seleções Brasileiras de Park e Street seguem ritmo de preparação para o Mundial

Publicado em: 10/08/2022 21:00

Seleções Brasileiras de Park e Street seguem ritmo de preparação para o Mundial

A Confederação Brasileira de Skate (CBSk) promoveu nos últimos dias mais um período de treinos com skatistas que integram a Seleção Brasileira. A preparação do Park aconteceu no Rio de Janeiro, entre 1 e 10 de agosto. O Street realizou treinamento em São Paulo, de 1 a 7 de agosto. Os trabalhos têm como objetivo principal a sequência da corrida olímpica. Os mundiais das duas modalidades acontecem em outubro, no Brasil.

No Rio de Janeiro, a Seleção de Park teve como base a pista da Praça Duó, que será palco do Mundial. Entre os skatistas, participaram Augusto Akio, Dora Varella, Erica Leguizamon, Isadora Pacheco, Luigi Cini, Murilo Peres, Pedro Quintas, Raicca Ventura e Yndiara Asp.

O grupo teve o suporte de Edgard Pereira Vovô (consultor técnico da Seleção), Miguel Catarina (auxiliar técnico) e Alison Paz (fisioterapeuta), além de Matheus Matsumoto realizando o trabalho de observador técnico. Os skatistas ainda contaram com a estrutura do Laboratório Olímpico do Centro de Treinamento Time Brasil. A estrutura do COB (Comitê Olímpico do Brasil) foi utilizada para a realização de avaliações e testes de acompanhamento dos atletas.

"Está sendo muito bom participar desses treinos com a Seleção. Muito bom porque dá para treinar bastante para o campeonato. Tem o Vovô, que ajuda bastante, o Alison, também, que ajuda na fisio. É muito bom isso e também são muito importantes os treinos para que você evolua e conheça mais a pista do Mundial", destaca Raicca Ventura, que se sagrou campeã das primeiras duas etapas do STU em 2022 (Circuito Brasileiro Open), em Criciúma (SC) e Porto Alegre (RS).

Em São Paulo, a Seleção de Street teve sessões de treino na pista do Centro de Esportes Radicais do Bom Retiro e na pista da Saúde. Entre os nomes, Eduardo Neves, Gabriela Mazetto, Gabryel Aguilar, Isabelly Ávila e João Lucas Alves. Além deles, também participaram Abner Pietro (Seleção Júnior de Street) e Carla Karolina (integrante da Seleção Júnior em 2020 e 2021).

Os skatistas foram acompanhados por Rogério Mancha (consultor técnico da Seleção), Julio Detefon (observador técnico), Carlos Barreto (fisioterapeuta) e ainda contaram com suporte de Maurício Zenaide (médico) e Juliane Fechio (psicóloga).

"Foi muito importante para a minha carreira, pois a minha dedicação ao skate, por mais que eu treine, faltava um acompanhamento e uma dedicação física, e não poderia ser melhor com a Seleção Brasileira de Skate! Isso é muito importante para quem quer se profissionalizar, que não é somente andar de skate, para viver do skate tem que ter um acompanhamento, e isso é muito importante na carreira de um skatista. É tão importante, mas tão importante essa ajuda, que está fazendo eu crescer muito mais e amadurecer muito mais no skate e no dia a dia", destaca Abner Pietro.

“O evento de Porto Alegre onde eu passei para a grande final foi algo assim que me deixou muito motivado, me deixou muito mais centrado, me deixou muito mais colocado no mundo do skate, foi muito importante participar dos treinos com os atletas da Seleção Principal, onde eles passam mó vibe, eles têm uma experiência absurda e eu só fui adquirindo experiência, e isso é muito importante. Na experiência tem que estar junto com o skatista, ele tem que ter um amadurecimento, e estando com a Seleção Principal isso para mim foi muito gratificante, e a minha evolução tem sido cada dia melhor, e com o resultado desse evento, acredito eu que ainda tenho muito para evoluir”, completa o skatista da Seleção Júnior que finalizou a etapa de Porto Alegre (RS) do STU na quarta colocação.

Esse é o quarto ciclo de treinos promovido pela CBSk com foco na corrida olímpica para os Jogos de Paris 2024. Em junho, antes do Pro Tour de Roma - evento que abriu as classificatórias -, a Seleção de Street treinou em São Paulo (SP). Também em junho, a Seleção de Park já havia trabalhado no Rio de Janeiro. Já em julho, tanto Park quanto Street passaram um período no Rio.

“Estamos a pouco menos de dois meses dos Mundiais no Brasil e esse trabalho tem sido muito importante para a nossa preparação. Mesmo após a competição, já temos previsão de períodos de treinamento até dezembro. A intenção da Confederação é seguir nesse ritmo ao longo de todo o ciclo até Paris”, destaca Tatiana Lobo, gerente de Seleções da CBSk.

A Praça Duó receberá os Mundiais de Park e Street de 2022. O RIO World Skate Park World Championships 2022 acontece entre os dias 2 e 9 de outubro. A competição marcará o início da corrida do Park para os Jogos Olímpicos de Paris.

O RIO World Skate Street World Championships 2022 acontecerá na semana seguinte, entre os dias 9 e 16 de outubro. No caso do Street, o Mundial será a segunda competição classificatória para o ciclo Paris 2024.

Leia Mais


Patrocínio

FAM
Canon

A Confederação Brasileira de Skateboarding


Avenida Paulista, nº 1.313 sala 1.010
São Paulo, SP / Brasil

Horário de funcionamento: 08h às 17h

A Confederação Brasileira de Skateboarding (CBSk)
tem atendimento ao público das 10 às 12h
e das 14 às 16h.

O telefone para contato é o (11) 91739-3542.

Sistema e Tecnologia