Seleção Brasileira de Skate agora conta com 22 atletas para sequência das classificatórias olímpicas


Publicada em: 13/06/2020

A Confederação Brasileira de Skate (CBSk) anunciou nesta quinta-feira (11) a manutenção de todo o selecionado nacional para a sequência das classificatórias olímpicas. Além disso, Lucas Rabelo está de volta à Seleção Brasileira, que agora conta com 22 atletas. O anúncio aconteceu em reunião on-line que contou com a presença dos skatistas da seleção, membros da diretoria e da comissão técnica da CBSk.

“Como o encerramento das classificatórias para as Olimpíadas aconteceria em maio, o orçamento da seleção em 2020 tinha previsão para 12 atletas de junho até dezembro. Número que é nosso limite e também meta de classificados para Tóquio. Tivemos que reestruturar nosso planejamento, mas conseguimos manter toda a estrutura da seleção, que ainda ganhou mais um membro. Com certeza é uma vitória importante para o skate brasileiro. A próxima etapa agora é retomar o planejamento individualizado de cada integrante da seleção”, destaca Eduardo Musa, presidente da Confederação Brasileira de Skate (CBSk).

Lucas Rabelo abriu a segunda janela classificatória para Tóquio com o terceiro lugar do pódio no Oi STU Open, em novembro de 2019, no Rio de Janeiro. O resultado colocou o skatista no top 20 do ranking mundial. “O adiamento das Olimpíadas abriu um novo ciclo para a Seleção Brasileira. Por ser mais do que justo, a posição do Lucas Rabelo no ranking permitiu o retorno dele”, completa Eduardo Musa.

Após o Oi STU Open, todas as competições previstas para o primeiro semestre de 2020 foram suspensas pela World Skate. A entidade máxima do skate no mundo segue monitorando a Covid-19 para dar início à retomada dos eventos. Ainda não há previsão de retorno, mas a entidade já comunicou que um eventual calendário de disputas será anunciado com 60 dias de antecedência do primeiro evento.

Confira os nomes que integram a Seleção Brasileira de Skate:

Park feminino - Dora Varella, Isadora Pacheco, Yndiara Asp, Victoria Bassi e Leticia Gonçalves;

Park masculino - Luizinho Francisco, Pedro Barros, Pedro Quintas, Mateus Hiroshi, Murilo Peres e Héricles Fagundes;

Street feminino - Pamela Rosa, Rayssa Leal, Leticia Bufoni, Gabriela Mazetto, Virginia Fortes Aguas e Isabelly Ávila;

Street masculino - Kelvin Hoefler, Giovanni Vianna, Carlos Ribeiro, Felipe Gustavo e Lucas Rabelo. 

Seleção Brasileira
Para a preparação e participação das disputas sancionadas pela World Skate como classificatórias para a corrida olímpica, os integrantes da Seleção Brasileira de Skate recebem auxílio atleta mensal e contam com suporte médico, psicológico e de fisioterapia. Os recursos para esse apoio são repassados à CBSk pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) por meio da Lei Agnelo/Piva. 

Comissão técnica da CBSk
Integram a comissão técnica da CBSk a gerente de Esportes Tatiana Lobo, o supervisor de Esportes Edson Scander, os consultores técnicos Edgard Pereira Vovô (Park) e Rogério Mancha (Street), o coordenador técnico Julio Detefon, os fisioterapeutas Alison Paz e Carlos Barreto, o médico Maurício Zenaide e a psicóloga Juliane Fechio.


Seleção Brasileira de Park Feminino Seleção Brasileira Masculina de Park Seleção Brasileira Feminina de Street Seleção Brasileira Masculina de Street


apoios