Segunda semana do STU National em Criciúma (SC) terá disputas de Park e Paraskate

Publicado em: 27/02/2023 21:00

Segunda semana do STU National em Criciúma (SC) terá disputas de Park e Paraskate

Hora de virar a chave do STU National em Criciúma (SC). Sai de cena a pista de Street do Parque Municipal Prefeito Altair Guidi e chega a hora da modalidade Park, com o que o esporte tem de melhor hoje no Brasil. E será uma semana ainda mais especial, com duas novidades que vão mexer com o público. Uma delas é o Paraskate, que pela primeira vez terá uma etapa disputada em solo catarinense. A outra, a URB Music Tour, festival novinho em folha, com grandes atrações, que passará a movimentar o calendário anual do skate e da música.

Grandes nomes do Park vão atrás do que Pâmela Rosa e Ismael Henrique alcançaram no Street na semana que passou: o título da etapa de abertura do circuito brasileiro, com cada um já somando 12 mil pontos no ranking nacional 2023 e embolsando 50 mil reais, prêmio concedido ao campeão. No masculino, nomes como Augusto Akio, o Japinha, e Pedro Barros chegam com moral elevado por acabarem de conquistar medalhas de prata e bronze, respectivamente, no Mundial de Sharjah, nos Emirados Árabes.

“Feliz demais por estar de volta a Criciúma, lugar pelo qual tenho muito carinho e onde somos sempre muito bem recebidos. Além dessa pista proporcionar projetos, inclusão social e o nosso esporte em geral, com aquela competitividade sadia, amizade, coletividade e união, ela também nos proporciona um grande nível técnico. São diversas possibilidades de a pista ser usada. Muitos skatistas bons vêm aprimorando suas técnicas e seu estilo de skate para chegar aqui e fazer um show, para que todos possam sentir a mesma emoção e energia que a gente sente. O skate é muito contagiante, até nós mesmos que praticamos torcemos muito uns pelos outros, e a cultura do skate aqui em Santa Catarina já vem de longa data. Então, dá para sentir que a torcida é bem vibrante e calorosa”, destaca Augusto Akio.

“Como o próprio prefeito disse, é uma das melhores pistas do Brasil. Poucas cidades no país contam com pistas de Park e Street desse nível. No ano passado já foi muito legal, apesar do calor muito intenso. Esse ano diminuiu um pouco e está melhor de andar. E a vibe da galera aqui é muito alta. Espero sempre estar de volta. É muito bom andar e competir tanto no Street quanto no Park. Eu comecei no Street, mas amo andar nos dois e me aprimorar em ambos da mesma forma”, completa Kalani Konig.

Entre as meninas, o nono lugar de Yndiara Asp, uma das representantes do Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio, e a 11ª colocação de Raicca Ventura, atual campeã brasileira, mostram que o país continua em destaque na modalidade. Os quatro nomes são apenas alguns entre os 57 skatistas que estarão em Criciúma, sendo 19 no feminino e 38 no masculino. Quem não poderá disputar desta vez é o atual campeão do circuito e da última etapa na cidade, Luiz Francisco, que se recupera de uma cirurgia no joelho.

“É realmente muito legal estar aqui pelo terceiro ano seguido, e cada vez somos recebidos ainda melhor. O STU vem melhorando o evento e a estrutura, a Prefeitura sempre fazendo a gente se sentir ainda mais em casa, hotéis e, agora, o shopping fazendo parcerias com a gente. A gente se sente mesmo muito abraçado por Criciúma. A pista é muito boa e o nível técnico será muito alto, como sempre. Vamos dar o nosso melhor, com a torcida de todos e a energia do skate. O nível de todos aqui só cresce, cada uma vai puxando a outra. A gente vê uma evoluindo e as outras evoluem junto. Acontece muito isso nos campeonatos. Buscamos as melhores manobras em uma volta e, nos treinos, a gente já vê essa evolução”, destaca Yndiara Asp.

“Primeiramente, queria agradecer por Criciúma sempre receber a gente da melhor maneira possível. E também ao STU. A estrutura aqui só melhora a cada ano. Na cidade, já tínhamos conhecido a mina de visitação no ano passado e, agora, ainda tivemos a honra de conhecer o Planetário, o que foi muito legal. Quanto à competição, gosto muito dessa pista e, inclusive, aqui comecei a ganhar o primeiro STU da minha vida. Tenho coisas novas para mostrar esse ano, algumas tricks que não posso revelar, são segredo, mas o pessoal vai poder ver na hora (risos)”, comenta Raicca Ventura.

A competição do Park começa na quinta-feira (02/03), com a qualificatória dos rapazes, que buscam as últimas vagas na fase eliminatória. As meninas só caem no bowl de Criciúma na sexta. No mesmo formato do Street, as semifinais, com transmissão ao vivo do SporTV, acontecem no sábado, com as finais no domingo – a do masculino passa ao vivo na programação do Esporte Espetacular, da TV Globo. Também no encerramento da etapa, a grande final do Paraskate Street, com nomes como Vini Sardi, que em 2021 deu início a um circuito dedicado à categoria.

“A gente está muito feliz. Essa pista de Criciúma é sensacional, dá para pegar uma velocidade bem legal e fazer umas linhas muito boas. É a primeira vez que teremos o Paraskate competindo aqui, serão nove atletas se apresentando e daremos um show para mostrar que o STU é inclusão e que as pessoas com alguma deficiência física podem andar de skate em alto nível. Estamos muito ansiosos para que comece logo. A gente vem trabalhando bastante com a Associação Brasileira de Paraskate nesse crescimento, o STU abraçou essa causa e teremos etapas por onde o STU National passar. E nosso principal objetivo é aumentar o número de paraskatistas, o que é justamente um dos requisitos para a modalidade entrar na Paralimpíada. E esse é um trabalho incessante que todos nós estamos fazendo para que, quem sabe, a gente consiga emplacar o Paraskate em Los Angeles 2028”, completa Vini Sardi.

Um dos momentos aguardados é a URB Music Tour, no sábado (04/03), às 17h. O festival, já na estreia, contará com atrações de peso como Natiruts, Dazaranha, Flora Matos, o músico e cantor Beto Cardoso, representando a cena local, além do DJ Tamenpi, que assina a curadoria musical. O STU sempre teve essa visão além do skate, agregando a cultura urbana como um todo em suas competições, o que incluía uma extensa e diversa programação de shows, DJs e exposições. Agora, inova com a criação desse festival que acompanhará algumas das etapas nacionais do ano.

A primeira etapa de 2023 do STU National conta com patrocínio do banco BV, um dos maiores bancos do país, que apresenta a plataforma STU, e da Monster Energy, e é homologada pela CBSk. É viabilizada pela Prefeitura através da Fundação Municipal de Esportes de Criciúma e tem como parceiro especial o Nações Shopping (Almeida Júnior), além dos parceiros oficiais Baw, Drop Dead, Rock City, UNESC e Nissan Vip Car.

PROGRAMAÇÃO (sujeita a alterações):

02/03 (quinta)
9h às 12h – Treino livre Park feminino
10h às 11h – COLETIVA DE IMPRENSA
12h às 14h40 – Treino livre Park masculino
18h20 às 19h40 – Treino livre pré-classificados Park masculino

03/03 (sexta)
9h às 9h30 – Aquecimento Park feminino (bateria única)
9h30 às 10h20 – Eliminatória Park feminino (ao vivo no TikTok)
10h20 às 10h40 – Aquecimento Park masculino (bateria 1)
10h40 às 14h40 – Eliminatórias Park masculino (ao vivo no TikTok)
14h40 às 15h30 – Treino livre pré-classificadas Park feminino
15h30 às 16h – Treino livre pré-classificados Park masculino
16h às 17h – Treino livre Paraskate

04/03 (sábado)
9h às 9h55 – Treino livre Paraskate
9h55 às 11h25 – Treino livre Park feminino
11h25 às 12h55 – Treino livre Park masculino
12h55 às 14h45 – Semifinal Park feminino (ao vivo no SporTV e no TikTok)
14h45 às 16h35 – Semifinal Park masculino (ao vivo no SporTV e no TikTok)
16h35 às 17h35 – Treino livre Paraskate
17h – URB MUSIC TOUR

05/03 (domingo)
8h50 às 9h20 – Treino livre Paraskate
9h20 às 9h50 – Treino livre finalistas Park feminino e masculino
9h50 às 10h20 – Treino e aquecimento final Park masculino
10h20 às 11h20 – Final Park masculino (ao vivo na TV Globo)
11h15 às 12h25 – Final Paraskate Park
12h25 às 13h50 – Final Park feminino (ao vivo no SporTV e no TikTok)

Leia Mais


Patrocínio

FAM
Canon

A Confederação Brasileira de Skateboarding


Avenida Paulista, nº 1.313 sala 1.010
São Paulo, SP / Brasil

Horário de funcionamento: 08h às 17h

A Confederação Brasileira de Skateboarding (CBSk)
tem atendimento ao público das 10 às 12h
e das 14 às 16h.

O telefone para contato é o (11) 91739-3542.

Sistema e Tecnologia