FILIADOS - ENTRAR

Santo Ângelo (RS) inaugura primeiro polo do projeto Skate Escola no Brasil


Foto: Fernando Gomes Publicada em: 08/06/2022

A cidade de Santo Ângelo, no interior do Rio Grande do Sul, inaugurou na última quarta (01) o primeiro polo do projeto Skate Escola no Brasil. Criada pela Confederação Brasileira de Skate (CBSk), a iniciativa leva aulas de skate a crianças e adolescentes da rede pública de ensino, no contraturno das aulas escolares. O projeto se desenvolve por meio de parceria entre o Ministério da Cidadania (Governo Federal) e prefeituras. A CBSk atua com a realização do curso de qualificação e formação, ministrado pelo professor Flavio Ascanio, para os profissionais que irão atuar nas aulas.

Em Santo Ângelo, as aulas estão sendo realizadas na Praça Leônidas Ribas com apoio da Federação Gaúcha de Skate (FGSKT) e do Coletivo dos Skatistas. No total, 240 estudantes com idade entre 8 e 12 anos serão assistidos ao longo de 12 meses. Serão quatro turmas de 15 alunos por trimestre, com meninos e meninas divididos por idade. Todos receberão os materiais necessários para a prática do skate, incluindo equipamentos de proteção.

Para tocar as aulas, além dos skates e dos materiais de proteção, são envolvidos um professor de Educação Física, um instrutor de skate e um coordenador técnico, além de um videomaker.

Foram aprovados um total de 17 núcleos para o projeto Skate Escola - no momento não há inscrições abertas para novos núcleos -, contabilizando cinco estados e o Distrito Federal. Além de Santo Ângelo (RS), as outras cidades foram Balneário Camboriú (SC), Bombinhas (SC), Brasília (DF), Florianópolis (SC), Guarulhos (SP), Porto Alegre (RS), Santa Mariana (PR), Santos (SP), São José dos Campos (SP), São José dos Pinhais (PR) e Teresina (PI). Em comum, todas as localidades possuem pista pública de skate.


Foto: Fernando Gomes Foto: Fernando Gomes Foto: Fernando Gomes Foto: Fernando Gomes Foto: Fernando Gomes


apoios