Rayssa Leal é campeã Mundial de Street em dia com 4 brasileiros nas finais

Publicado em: 04/02/2023 21:00

Rayssa Leal é campeã Mundial de Street em dia com 4 brasileiros nas finais

Rayssa Leal colocou o skate brasileiro no lugar mais alto do pódio ao conquistar o título do Mundial de Street que aconteceu em Sharjah, nos Emirados Árabes. Nas finais deste domingo (05), o Brasil ainda foi representado por Gabriela Mazetto (6ª), Pâmela Rosa (8ª) e Kelvin Hoefler (4º). O evento soma pontos na corrida classificatória para os Jogos de Paris 2024.

Feminino
O skate brasileiro teve três nomes classificados para a final e, junto com o Japão, foi o país com mais representantes na grande decisão nos Emirados.

Rayssa Leal foi o grande destaque e ficou com o título da competição com uma somatória de notas que totalizou 255.58 pontos.

"Só felicidade. As meninas andaram pra caramba. Eu consegui acertar a minha linha e as minhas tricks também que eu queria acertar. A gente teve a Pâmela e a Gabi de brasileiras na final. E é isso. O nível do skate evoluindo cada dia mais", destaca Rayssa Leal.

"Foi uma experiência incrível. Desde o primeiro dia a galera daqui já estava colando para ver e prestigiar o evento. Foi bem irado mesmo. O nível do skate feminino está aumentando cada dia mais. Estou bem contente com isso. De estar podendo evoluir também com elas, aprendendo tricks novas e a gente chegar no campeonato e conseguir mandar elas é muito legal", comenta a brasileira.

Gabriela Mazetto foi a segunda brasileira com a melhor colocação geral. A skatista ficou com a sexta posição, em um total de 221.45 pontos. Pâmela Rosa encerrou a participação em oitavo lugar, com 126.52 pontos.

“Estou muito feliz com meu desempenho, de ter conseguido acertar as minhas manobras, de ter chegado na final. Então, esse foi um objetivo alcançado por mim. O nível da competição estava bem alto e graças a Deus deu tudo certo”, completa Gabriela Mazetto.

Na classificação geral, Chloe Covell, da Austrália, e Momiji Nishiya, do Japão, completaram o pódio, com a segunda e a terceira posição respectivamente.

Além do trio da Seleção Brasileira na final, o skate feminino nacional ainda foi representado nas disputas por Marina Gabriela (Seleção), Carla Karolina, Maria Clara (Seleção Júnior) e Kemily Suiara (Seleção).

Clique aqui e confira a classificação geral do Mundial!

Masculino
No masculino, Kelvin Hoefler foi o representante do skate nacional. O skatista ficou com a quarta posição no geral, com 248.59 pontos.

No pódio, o francês Aurelian Giraud ficou em primeiro, seguido do português Gustavo Ribeiro e do japonês Ginwoo Onodera.

Ao longo das disputas, o Brasil ainda foi representado por Giovanni Vianna (Seleção Brasileira), Eduardo Neves (Seleção), Ivan Monteiro, Lucas Rabelo (Seleção), Felipe Gustavo (Seleção), Carlos Ribeiro, Filipe Mota (Seleção Júnior), Gabryel Aguilar (Seleção), João Lucas Alves (Seleção) e Vinicius Costa.

Clique aqui e confira a classificação geral do Mundial!

Comissão técnica da Seleção Brasileira de Street
Em Sharjah (EAU), os skatistas brasileiros contaram com o suporte de Tatiana Lobo (gerente de Seleções), Rogério Mancha (consultor técnico da Seleção Brasileira de Street), Carlos Barreto (fisioterapeuta) e Julio Detefon (observador técnico).

Formato de disputa
O Mundial de Street é a segunda competição da modalidade valendo pontos no ranking olímpico para Paris 2024. O torneio contou com 4 etapas: classificatórias, quartas de final, semifinais e final.

Na primeira (classificatórias) e na segunda fase (quartas de final), os skatistas tiveram direito de realizar duas voltas de 45 segundos, valendo como pontuação final a volta de maior nota.

Na semifinal e na final, cada skatista realizou duas voltas e cinco tentativas de manobra. A pontuação final foi composta pela somatória de três notas: melhor volta e as duas manobras de maior pontuação.

A segunda fase (quartas de final) do evento reuniu 32 skatistas - melhores da primeira fase + pré-classificados. A semifinal concentra os 16 melhores das quartas de final. Os 8 melhores avançaram para a final.

Mundial de Park
A partir de quarta-feira (08), começam as disputas do Mundial de Park, também em Sharjah (EAU).

No Park feminino, o Brasil terá os seis nomes da Seleção Principal e dois da Júnior: Dora Varella, Erica Leguizamon, Isadora Pacheco, Raicca Ventura, Victoria Bassi e Yndiara Asp, além de Fernanda Tonissi e Sofia Godoy, ambas da Júnior. Emily Antunes e Lua Vicente ainda estão entre as representantes do skate nacional.

No Park masculino, entre os skatistas da Seleção, serão cinco nomes da Principal e dois da Júnior: Augusto Akio, Luigi Cini, Murilo Peres, Pedro Barros e Pedro Quintas e Gui Khury e Kalani Konig, dupla da Júnior. Andre Mariano, Héricles Fagundes, Mateus Hiroshi, Pedro Carvalho e o ídolo Sandro Dias.

Luiz Francisco, da Seleção Brasileira, se recupera de lesão e não viajou para Sharjah.

Os skatistas brasileiros contarão com o suporte do consultor técnico Edgard Pereira Vovô, do auxiliar técnico Miguel Catarina e do fisioterapeuta Alison Paz, além de Tatiana Lobo (gerente de Seleções) e de Julio Detefon (observador técnico).

Cronograma
Mundial de Park
5 a 12 de fevereiro
Domingo (05/02), segunda (06/02) e terça (07/02) - treinos
Quarta (08/02) - classificatórias feminino
Quinta (09/02) - classificatórias masculino
Sexta (10/02) - quartas de final - feminino e masculino
Sábado (11/02) - semifinal - feminino e masculino
Domingo (12/02) - final - feminino e masculino

Leia Mais


Patrocínio

FAM
Canon

A Confederação Brasileira de Skateboarding


Avenida Paulista, nº 1.313 sala 1.010
São Paulo, SP / Brasil

Horário de funcionamento: 08h às 17h

A Confederação Brasileira de Skateboarding (CBSk)
tem atendimento ao público das 10 às 12h
e das 14 às 16h.

O telefone para contato é o (11) 91739-3542.

Sistema e Tecnologia