Oi STU QS 2020 começa em Santa Catarina com grandes nomes do Park nacional


Dora Varella - Crédito: Julio Detefon / STU Publicada em: 16/01/2020

Após o ano de 2019 com muitas conquistas para o skate brasileiro, a Plataforma STU (Skate Total Urbe) e a Confederação Brasileira de Skate (CBSk) se preparam para uma temporada eletrizante. Com os Jogos Olímpicos no calendário de 2020, o esporte está ainda mais na cabeça e nos pés do público, fãs e atletas. O Oi STU Qualifying Series - Etapa Santa Catarina - abre as disputas do circuito brasileiro de skate Park em um dos berços da modalidade no país, a cidade de Florianópolis, de 23 a 26 de janeiro, no Skatepark da Costeira do Pirajubaé.

"O ano passado foi muito importante para a Plataforma STU. Nos consolidamos e estreitamos ainda mais a parceria com a CBSk. Para 2020 continuamos nos preocupando com excelência técnica e estrutural, assim como o respeito à cultura do skate, que nos faz acreditar que estamos no caminho certo. O Brasil é um celeiro de talentos e isso está bastante evidente, principalmente em ano olímpico. Queremos continuar contribuindo com a modalidade e esperamos que os nossos atletas façam história no Japão", declarou Diogo Castelão, sócio-diretor da Rio de Negócios, empresa idealizadora do STU.

"Entramos no terceiro ano de parceria com a Rio de Negócios fomentando o calendário de competições da modalidade, abrindo espaço para que nomes consagrados e da nova geração disputem eventos de alto nível em solo nacional. A etapa de Santa Catarina abre em grande estilo mais uma temporada do Circuito Brasileiro de Skate e, com certeza, será muito importante na corrida preparatória para Tóquio 2020", destaca Eduardo Musa, presidente da CBSk.

O evento contará com os maiores nomes do skate brasileiro. Entre os confirmados, fortes candidatos a representarem o Brasil na estreia do esporte nos Jogos Olímpicos, como Pedro Barros, que dispensa apresentações, Luiz Francisco, Pedro Quintas e Dora Varella.

Na briga pela vaga olímpica, Luizinho e Dora são os brasileiros melhor colocados  atualmente no ranking internacional (2º e 6º lugares, respectivamente) e estão na expectativa para disputar a Olimpíada de Tóquio.

"Estou bem animada com tudo que está por vir, estou focada e treinando bastante para evoluir e conseguir chegar na Olimpíada do melhor jeito possível. Esse campeonato em Florianópolis será o primeiro do ano para abrir a agenda de várias disputas importantes que teremos em 2020 e espero fazer o que estou planejando para começar o ano com o pé direito", afirma Dora.

Luizinho desembarca em Florianópolis também animado para a competição. "As expectativas são ótimas, eu quero fazer mais um pódio e mais uma final. Vou para essa etapa também para apoiar o meu irmão e torcer por ele, que também estará na disputa. Sobre a Olimpíada, primeiro estou focado em classificar, então começo a pensar em medalhas. Eu quero muito ir e fazer parte desse momento", explica.

Corrida olímpica
Os dois melhores resultados de cada skatista na primeira janela olímpica (de janeiro a setembro de 2019) e os cinco melhores resultados da segunda janela (de outubro de 2019 a maio de 2020) serão considerados na classificação para os Jogos. Ao todo, 20 atletas masculinos e 20 femininos (por modalidade) participam da disputa, podendo cada país levar no máximo três representantes (por modalidade e categoria).

Com mais quatro competições confirmadas para o Park na segunda na janela - além do Oi STU Open, realizado em novembro de 2019 -, a briga olímpica segue a pleno vapor.

Entre os brasileiros, além dos nomes já citados, Mateus Hiroshi, Murilo Peres e Héricles Fagundes também integram a seleção brasileira e estão na disputa. No feminino, Isadora Pacheco, Yndiara Asp, Victoria Bassi e Letícia Gonçalves são alguns grandes nomes do Park nacional que fazem parte do selecionado e seguem na luta por vaga nas Olimpíadas.

Serviço
Evento: Oi STU QS - Etapa Santa Catarina 
Dias: 23 a 26 de janeiro 
Local: Skatepark da Costeira do Pirajubaé
Horário: A partir das 10h 
Endereço: 1374, Av. Jorge Lacerda, 1244 - Carianos, Florianópolis - SC 

OI E O ESPORTE 
A Oi acredita no potencial de transformação do esporte e patrocina grandes eventos esportivos como o Oi STU Open, Oi Rio Pro, Oi Pro Júnior – voltado para a categoria de base do surfe. Além de apoiar atletas de diferentes modalidades, como os skatistas Pedro Barros e Leticia Bufoni, e os surfistas Gabriel Medina, Ítalo Ferreira, Filipe Toledo, Silvana Lima, Adriano de Souza, Tatiana Weston-Webb, Davizinho e Tainá Hinckel, a companhia acelerou, em parceria com o Instituto Ekloos e apoio do Oi Futuro, 5 projetos de surfe na Região dos Lagos, que são voltados para a população local. Também patrocina a equipe de judô Oi Sogipa, no Rio Grande do Sul. 

A companhia também valoriza a cultura Geek e o eSports, apoiando eventos como a Game XP, CCXP, o Prêmio eSports e o projeto Afrogames, uma escola de games voltada para crianças de comunidades, em Vigário Geral (RJ), além de investir e incentivar plataformas digitais como o Final Level.


Luizinho Francisco - Crédito: Julio Detefon / STU


apoios