Oi STU QS chega à Bahia com atletas locais e nomes da seleção brasileira


Henderson Aires - Crédito: Arquivo pessoal Publicada em: 16/08/2019

Desde o início da Plataforma STU, muitos jovens talentos foram revelados, além de atletas experientes que ganharam projeção nacional e internacional. Em parceria com a CBSk, o Oi STU Qualifying Series espera percorrer o máximo de regiões possíveis do país, para levar a essência do skate para cada vez mais pessoas. E, na próxima semana, a competição chega pela primeira vez ao Nordeste, na cidade de Lauro de Freitas, na Bahia, proporcionando à região não só assistir aos melhores skatistas do Brasil, como também disputar o campeonato e inspirar novos atletas. Através da plataforma BV Esportes, o Oi STU QS – etapa Lauro de Freitas também deixará uma pista reformada como legado para a população.

Atletas da seleção brasileira como Virginia Fortes Águas e Gabriela Mazzeto já estão confirmadas. As duas disputaram competições internacionais nos últimos meses e chegam para a etapa baiana com ainda mais experiência. Gabi, que passou por uma cirurgia no joelho, espera conseguir um bom resultado para embalar sua volta ao skate em alto nível.

"Eu espero conseguir andar bem, chegar na final e ir para o pódio. As meninas estão andando bem, mas tenho que confiar em mim, ir pra cima e buscar as manobras. Depois de muita fisioterapia, estou me sentindo 100% fisicamente, então agora é melhorar meu ritmo na pista mesmo", disse Gabi, que vibrou também com a ascensão do skate feminino não só no cenário nacional como no internacional também.

"Na minha opinião é muito bacana o crescimento do skate feminino. Ninguém imaginava que estaríamos no patamar que estamos hoje. E o skate é isso, não tem idade, é focar que você pode conseguir. É um momento extraordinário, uma vibe muito legal e isso é o skate".

Outra presença marcante na etapa será de Henderson Aires, skatista profissional, local de Lauro de Freitas, que além de disputar campeonatos, dá aulas de skate junto com a prefeitura para crianças da região.

"É um prazer enorme poder participar do STU. A expectativa é enorme e o coração já começa a bater acelerado. O público da Bahia sempre interage muito e vai ser uma oportunidade única de reacender a chama do skate baiano. Às vezes os atletas não conseguem viajar, então ter um campeonato desse nível aqui na região será um incentivo imenso, além de mostrar o nosso trabalho como profissional. Porque não só ando de skate como tento fazer acontecer. É uma história muito legal que a gente vai poder mostrar durante o evento".

A arte também é um dos pilares da Plataforma STU e se nas competições reverenciamos o protagonismo local, na cultura urbana não é diferente. Ananda Nahú foi a artista convidada do Oi STU Qualifying Series para criar a identidade visual da etapa da Bahia. Nascida em Juazeiro, graduou-se em Design Gráfico pela UFBA e ganhou o mundo. Ananda possui mais de 14 anos de carreira e suas obras apresentam um forte estudo antropológico cultural do ser humano, resgatando a história da arte das mais diversas nacionalidades. Em 2015 foi selecionada pela CNN Style e pela Phaidon como uma das artistas mais influentes do Brasil. Ativista, participou em projetos artísticos-sociais da ONU, União Europeia e da Prefeitura de Nova York. Em 2016 quebrou um recorde nos Estados Unidos e pintou o maior mural do estado de Ohio. A mistura das culturas visuais dos povos, principalmente aquelas que influenciaram diretamente o Brasil e sua história, podem ser vista em seus traços e na criação desta Identidade que Ananda criou especialmente para essa etapa circuito brasileiro de skate. 

A competição terá treinos livres na sexta-feira, 23, para os dois naipes. No sábado, 24, será a disputa da semifinal para mulheres e eliminatórias para os homens. No domingo (25) é o dia da semifinal masculina e, na sequência, ambas as finais com transmissão ao vivo do Globoesporte.com.

O público que for acompanhar as competições também poderá aproveitar uma programação variada de cultura urbana, com shows, oficinas de grafite, exposição de arte e apresentações culturais.

O Oi STU Qualifying Series é idealizado pela Rio de Negócios em parceria com a Confederação Brasileira de Skate (CBSk) como o circuito brasileiro de skate profissional, que soma pontos para o ranking nacional das modalidades olímpicas Street e Park.

Apresentado pela Oi, que assina o naming rights da etapa, e Governo do Estado da Bahia, o Oi STU Qualifying Series - Etapa Bahia é viabilizado por meio do Programa FazAtleta, das secretarias estaduais da Fazenda (SEFAZ) e do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE). O evento conta com o apoio da Vans e TNT Energy Drink, parceria da Layback Beer, Dropdead e Soberanus Skateshop, além da parceria de mídia com o Globoesporte.com e o Canal Off. O Oi STU QS - Etapa Bahia possui o apoio institucional da Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas e é homologado pela Confederação Brasileira de Skate (CBSk) e World Skate. A realização do evento é da Federação de Skateboard do Estado da Bahia (FESEB).

A Plataforma STU tem como objetivo principal garantir um calendário de competições a ser realizado no Brasil, consolidando de vez o país no cenário de grandes eventos nacionais e internacionais no Skate. 

A OI E O ESPORTE
A Oi acredita no potencial de transformação do esporte e patrocina grandes eventos esportivos como o Oi STU Open, Oi Rio Pro, Oi Pro Júnior – voltado para a categoria de base do surfe. Apoia também atletas de diferentes modalidades, como os skatistas Pedro Barros e Leticia Bufoni, e os surfistas Gabriel Medina, Ítalo Ferreira, Filipe Toledo, Silvana Lima, Adriano de Souza, Tatiana Weston-Webb, Davizinho e Tainá Hinckel. Em 2018, a companhia acelerou, em parceria com o Instituto Ekloos e apoio do Oi Futuro, 5 projetos de surfe na Região dos Lagos, voltados para a população local. Também patrocina a equipe de judô Oi Sogipa, no Rio Grande do Sul.

A companhia também valoriza a cultura Geek e os eSports, apoiando eventos como a Game XP, CCXP, o Prêmio eSports e o projeto Afrogames, uma escola de games voltada para crianças de comunidades, em Vigário Geral (RJ), além de investir e incentivar plataformas digitais como o Final Level. A Oi aposta no eSport amador, patrocinando dois torneios nacionais de games: o TUES (Torneio Universitário de e-Sports), maior competição de esportes eletrônicos entre organizações universitárias do país, e o JEE (Jogos Escolares Eletrônicos) , campeonato on-line de e-Sports para estudantes entre 15 e 17 anos.


Gabriela Mazzeto - Crédito: Julio Detefon Virgínia Fortes Águas - Crédito: Julio Detefon Ananda Nahú - Crédito: Lisa Dejong


apoios