MARQUISE DO IBIRAPUERA É REINAUGURADA

Publicado em: 31/12/1999 22:00

MARQUISE DO IBIRAPUERA É REINAUGURADA

MARQUISE DO IBIRAPUERA É REINAUGURADA COM NOVAS REGRAS

A Marquise José Ermírio de Moraes, a mais famosa cobertura de concreto de São Paulo, projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer e construída no Parque Ibirapuera, tradicional pico de Skate há mais de 30 anos e donde surgiram diversas lendas do Skate brasileira como Fernandinho Batman, Thronn Passos, Paulo Folha, Paulo Anshovinhas, Fábio Bolota entre outros, foi reaberta recentemente.

Desde sua inauguração, em 1954, foi a primeira vez que toda a estrutura da Marquise, com 26 mil m² de extensão, passou por uma reforma estrutural completa.

A recuperação abrangeu reparos em toda a estrutura da marquise, troca da rede elétrica e do piso, reparação da rede hidráulica, impermeabilização da superfície da estrutura, manutenção dos banheiros, pintura e nova iluminação com lâmpadas LED (Light Emitting Diode), especialmente desenvolvidas para a Marquise, que proporcionam economia energética, além de garantir vida útil longa e redução de manutenção do sistema de iluminação.

As luminárias são iguais às utilizadas originalmente no projeto de Niemeyer.

Iniciada em abril de 2010, a obra, que custou R$ 14,6 milhões, mantém preservadas as características originais do edifício, que é tombado pelo Departamento do Patrimônio Histórico da cidade (DPH).

O projeto foi desenvolvido pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SMVA) e aprovado pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental de São Paulo (Compresp), com execução da Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras - Siurb.

CONVIVÊNCIA

Após a reinauguração, o vão da Marquise terá novas regras de utilização e convivência, visando a segurança dos usuários, além da preservação e manutenção do espaço.

A ideia é contar com a colaboração de todos os freqüentadores (pedestres, ciclistas, skatistas e patinadores) para cuidar da marquise e disseminar a prática do respeito, convivência, cidadania e compartilhamento, resultando em segurança para todos.

A Confederação Brasileira de Skate (CBSk) foi convidada pela administração do Parque do Ibirapuera e Secr. Mun. Esportes (SEME) para participar de uma comissão especial para elaboração das regras para uso da Marquise.

Também participaram dos encontros Ricardo Per Canguru, vice presidente da World Freestyle Skateboard Association (WFSA), Robson Corvo da Rolling Sports entre outros esportistas frequentadores históricos da Marquise.

A CBSk aceitou participar para garantir o direito dos skatistas de utilizarem a Marquise do Ibirapuera.

NOVAS REGRAS

As novas regras basicamente são de boa convivência, respeito, segurança e cidadânia com os demais usuários da Marquise do Ibirapuera sejam outros skatistas, patinadores, pedestres, ciclistas, funcionários do parque, guardas municipais, policiais etc. Para tanto basta seguir as orientações fixadas nas colunas e paredes quanto aos locais permitidos para prática esportiva e horários.

Avisando que praticamente toda marquise está liberada para Skate, só o espaço entre o MAM e Bienal, Museu Afro Brasileiro, ladeirinha da Oca e arredores do Restaurante que não.

Agora os pedestres serão orientados a circular pelas extremidades da Marquise o que será ótimo para os skatistas poderem praticar, pois não correrão riscos de trombar com algum pedestre desavisado e ocorrer acidentes.

Os ciclistas deverão utilizar a Marquise apenas para travessia e levando sua bicicleta desmontada, dando prioridade para utilização da ciclovia e ciclofaixa do parque, também o que colaborará com a segurança dos skatistas.

Os skatistas como patinadores, dançarinos e demais desportistas poderão utilizar todos os dias em quase todos os horários, somente haverá restrição das 12 às 18 horas nos domingos e feriados devido à grande quantidade de frequentadores na Marquise e no parque como um todo, o que aumenta a probabilidade de acidentes.

Portanto skatistas poderão usar 106 horas por semana a Marquise e apenas 06 horas terão restrição, o que é aceitável.

Tais regras serão fiscalizadas pelos funcionários do parque, guardas municipais, seguranças e até pelos próprios skatistas, principalmente aqueles frequentadores há mais tempo, pois os ditos 'locais' são os maiores interessados em manter a Marquise de maneira organizada e apta para treinamentos, sem acidentes e confusões.

Lembrando as regras estarão fixadas nas colunas e paredes da Marquise do Ibirapuera por meio de comunicação visual impressa também no chão da Marquise.

Durante as reuniões da comissão especial houve um pedido por outros desportistas em restringir a utilização de longboard por skatistas devido aos vários acidentes e incidentes que aconteceram na Marquise antes da reinauguração.

Como há a Ladeira da Preguiça e Alameda do Lago (próxima ao Portão 10) liberadas além da Ladeira do Bosque das Araucárias, exclusivamente para longboarders, a CBSk acabou aceitando a vontade da maioria.

Portanto a prática de longboard na Marquise não será permitida.

Lembrando que as vias do Parque do Ibirapuera também são liberadas para quaisquer skatistas o que permite sempre haver um espaço para a prática do Skate em todos horários de funcionamento do local.

Leia Mais


Patrocínio

FAM
Canon

A Confederação Brasileira de Skateboarding


Avenida Paulista, nº 1.313 sala 1.010
São Paulo, SP / Brasil

Horário de funcionamento: 08h às 17h

A Confederação Brasileira de Skateboarding (CBSk)
tem atendimento ao público das 10 às 12h
e das 14 às 16h.

O telefone para contato é o (11) 91739-3542.

Sistema e Tecnologia