Kelvin Hoefler e Pâmela Rosa passam em suas categorias para final do Oi STU Open

Publicado em: 31/12/1999 22:00

Kelvin Hoefler e Pâmela Rosa passam em suas categorias para final do Oi STU Open

Kelvin Hoefler e Pâmela Rosa brilham em suas categorias e avançam em primeiro para as finais do Oi STU Open, neste domingo

Kelvin Hoefler - Fs bluntslide

Decisão, com seis brasileiros entre os 16 participantes, acontece a partir das 9h, na Praça Duó.  Premiação é a maior da história de um torneio de skate na América Latina: R$ 400 mil no total.

Pamela Rosa - Bs crooked

A tarde deste sábado, 29/04, mostrou que não só a dificuldade das manobras como a pressão cresceu na pista da Praça Duó durante o Oi Skate Total Urbe Open (Oi STU Open) - maior mundial de skate da América Latina. Em busca das 16 vagas (8 em cada categoria) na grande decisão deste domingo, 30/04, a partir das 9h, os skatistas arriscaram cada vez mais pelas maiores notas. Kelvin Hoefler, com 92.67, foi o melhor na Semifinal do Open Masculino, seguido pelo neozelandês Tommy Finn (92.00) e pelo francês Vicent Milou (90.67). No Qualifying Feminino, Pâmela Rosa ficou em primeiro, com 85.33, tendo a norte-americana Mariah Duran em segundo (84.67) e a também brasileira Gabriela Mazetto em terceiro (79.67).

Ao todo, as finais do Oi STU Open contarão com a presença de representantes de oito países e quatro continentes: Brasil (seis), França (quatro), Argentina, Estados Unidos, Holanda, Áustria, Japão e Nova Zelândia.

O dia de competições começou com o Round 5 do Open Masculino, que contou com 32 competidores - os 16 classificados após os rounds anteriores, além dos 16 Silver e Gold Wild Cards convidados. Já na semifinal, Kelvin Hoefler, com manobras que levantaram a galera, entre elas, um Caballerial Backside Lipslide, fechou em primeiro nas duas baterias. Destaque ainda para os também brasileiros Lucas Alves, amador que trilhou um longo caminho desde o Round 1 até chegar à decisão do torneio, e Carlos Ribeiro, que arrancou a oitava posição na final. Luan Oliveira não conseguiu repetir o desempenho do round anterior e acabou ficando com o 11º lugar, fora das finais.

"A torcida brasileira é a melhor do mundo. Correr aqui, sem dúvida, é especial. Foi bem difícil. O nível hoje foi muito alto, e amanhã, com certeza, será maior ainda. Mas a expectativa é a melhor possível", comentou Kelvin Hoefler, dentro da arena lotada para a competição deste sábado.

Entre as mulheres, Pâmela Rosa mostrou a que veio e, com uma sequência bastante limpa de manobras (apenas um erro entre as 10 tentativas), obteve a primeira colocação entre as 32 participantes do Qualifying, garantindo a primeira das 8 vagas na final deste domingo.

"Fiquei bem tranquila e errei apenas uma manobra em toda a bateria. Fiz um rockslide muito bom no corrimão grande e consegui passar para a decisão. Agora, é manter a tranquilidade pra amanhã e curtir a final", disse Pâmela Rosa.

Entenda como funciona o Oi STU Open

As disputas acontecem em formato de Jam Session Ordenada, onde os competidores se alternam na pista em ordem pré-determinada. Cada competidor poderá tentar uma manobra por vez e, acertando ou errando, deve esperar todos os outros competidores tentarem suas manobras para poder tentar sua segunda manobra e assim por diante. A classificação final é determinada de acordo com a pontuação obtida pelo atleta no somatório geral das baterias de cada round.

No Open Masculino, 176 skatistas competem, sendo 104 profissionais (78 brasileiros e 26 estrangeiros) e 72 amadores (54 brasileiros e 18 estrangeiros). No feminino, são 28 as competidoras, sendo 19 do Brasil e nove de fora. Além disso, o Comitê Técnico Organizador (CTO) ofereceu 20 Wild Cards: 16 para o Open Masculino e quatro para o Feminino.

As etapas do Open Masculino são organizadas da seguinte forma. O Round 1 classificou 12 amadores para o Round 2. No Round 2, os 24 classificados (12 do Round 1 + 12 pré-classificados nas seletivas estaduais) se enfrentaram por oito vagas na fase seguinte. No Round 3, os oito amadores classificados no Round 2 se juntaram aos competidores profissionais (brasileiros e estrangeiros) previamente inscritos. Classificaram-se os 30 melhores resultados para o Round 4.

No Round 4, os 30 classificados se juntaram aos 10 profissionais convidados pré-classificados em busca de 16 vagas. Já no Round 5, os 16 mais bem colocados no Round 4 se uniram aos outros 16 profissionais convidados pelo Comitê Organizador (Silver e Gold Wild Cards). Destes 32 competidores, 16 passaram à semifinal, e, em seguida, oito avançaram à final. No Open Feminino, 32 skatistas disputaram o Qualifying, com as oito melhores seguindo para a decisão.

A competição tem a maior premiação já vista em um campeonato de skate na América Latina, num total de R$ 400 mil. O torneio é chancelado pela International Skateboard Federation (ISF), a World Cup Skateboarding (WCS), a Confederação Brasileira de Skate (CBSk) e a Federação de Skateboard do Estado do Rio de Janeiro (Faserj), e soma pontos para o ranking da WCS. Vale lembrar que o skate será esporte olímpico a partir de Tóquio 2020, e o street uma das duas modalidades presentes nos Jogos.

O Oi STU Open, etapa do Circuito Mundial de Street 2017, é apresentado pela Oi, viabilizado pela Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude (SEELJE), além de contar com o Windsor Hotéis como hospedagem oficial do evento. O torneio tem coordenação técnica da Confederação Brasileira de Skate (CBSK) e da Federação de Skateboard do Estado do Rio de Janeiro (Faserj), arquitetura pela Rio Ramp Design, curadoria artística da Homegrown e realização/idealização da Rio de Negócios.

Marcelo D2 e programação cultural para todos

O sábado foi ainda de muitas atividades culturais, que agitaram a Praça Duó. Na Oi STU House, o dia começou com uma oficina infantil de desenho com R. Villas, às 10h. Às 13h, foi a vez de MOTILLAA ministrar uma oficina de ilustração, também para crianças. Em seguida, às 15h

o espaço foi tomado pela oficina de vídeos de skate com celular, comandada por Francisco Guimarães e Yan Felipe.

Para fechar em clima de descontração e boas energias neste sábado, ninguém menos que a referência do rap brasileiro, Marcelo D2, assume o palco do Oi STU Open e canta grandes sucessos de sua carreira. Neste domingo, a partir das 15h, a programação de shows gratuitos continua com Filipe Ret e Karol Conká.

Classificação Semifinal Open Masculino

 

Kelvin Hoefler (BRA) - 92.67

Tommy Fynn (NEW) - 92.00

Vincent Milou (FRA) - 90.67

Yuto Horigome (JAP) - 89.33

Lucas Alves (BRA) - 88.00

Joseph Garbaccio (FRA) - 87.00

Matias Dell Olio "Marolio" (ARG) - 85.67

Carlos Ribeiro "Dudu" (BRA) - 85.33

 

Classificação Qualifying Feminino

 

Pâmela Rosa (BRA) - 85.33

Mariah Duran (USA) - 84.67

Gabriela Mazetto (BRA) - 79.67

Julia Brueckler (AUS) - 79.33

Candy Jacobs (HOL) - 78.67

Vitória da Silva (BRA) - 77

Charlotte Hym Paris (FRA) - 76.67

Helene Gerard (FRA) - 76.33

 

Confira a programação de competições deste domingo

 

9h às 9h25 - Treino Final Open Feminino (01 bateria de 08)

9h30 às 9h55 - Treino Final Open Masculino (01 bateria de 08)

10h às 10h05 - Aquecimento Final Open Feminino (01 bateria de 08)

10h07 às 10h50 - Final Open Feminino (01 bateria de 08)

10h55 às 11h - Aquecimento Final Open Masculino (01 bateria de 08)

11h às 11h43 - Final Open Masculino (01 bateria de 08)

11h48 às 11h54 - Cerimônia Premiação Feminino

11h55 às 12h00 – Cerimônia Premiação Masculino

 

Confira a programação das atrações para este domingo

 

SHOWS

 

DJ Tamenpi

Filipe Ret

Karol Conká

 

OFICINAS

 

10h às 11h?: Oficina SK8 no Bowl com Francisco Guimarães e Yan Felipe (a partir de 6 anos)

11h às 13h?: Grafitti para crianças com Guilherme Memi (a partir de 6 anos)

14h às 16h?: Grafitti e Stencil com Bruno Big (a partir de 8 anos)

16h às 18h: Aula prática de fotografia com Ronald Land na pista street (a partir de 8 anos)

 

STU Gallery (funcionamento das 10h às 22h)

 

• Arte:  Flavio Samelo (SP);  SESPER (SP) e Mottillaa (RJ)

• Fotografia - Ronaldo Land (RJ); Alex Carvalho (RJ); Clissa (RJ); Renne Jr. (RJ);  Carol Bertrand (RJ)

• Vídeo: Dalmo Roger fará a curadoria dos filmes que serão projetados e exibidos durante o evento

• Expo de Shapes: Multi Grab

 

 

A Oi e o esporte

 

A companhia tem longo histórico de apoio ao esporte, com patrocínios a grandes eventos, equipes e atletas de diferentes modalidades como basquete, surfe e skate. O incentivo da Oi a projetos esportivos é estratégico, pois reconhece a importância do esporte como ferramenta de interação entre as pessoas e as cidades, seja através da sua prática, ou por meio de manifestações culturais como o grafite e a música. A empresa acredita que o esporte e o incentivo à cultura urbana potencializam conexões e amplia repertórios, aproximando pessoas de diferentes tribos, exercendo um importante papel no processo de desenvolvimento individual e social.

 

Em 2015 e 2016, a Oi patrocinou o Oi Rio Pro, a etapa brasileira do Samsung Galaxy World Surf League Championship Tour (CT), o campeonato mundial de surfe. Além disso, patrocina os surfistas brasileiros de destaque na WSL: Gabriel Medina, Ítalo Ferreira, Filipe Toledo, Silvana Lima e Adriano de Souza, o Mineirinho, além do surfista Davizinho, de 11 anos, atual campeão mundial de surfe adaptado.

 

Recentemente, como parte do legado do patrocínio aos Jogos Cariocas de Verão de 2016, a Oi construiu pistas de skate em Manguinhos e São João da Barra e reformou o park de Campo Grande – aproveitando assim o grande potencial do esporte urbano para aproximar culturas e realidades, promovendo encontros e transformando espaços públicos.

 

Sobre a Rio de Negócios

 

A Rio de Negócios é uma empresa de projetos que atua nos setores da economia criativa. Ela pensa a cidade e suas interações a fim de entender as suas dinâmicas socioculturais e processar as demandas desse contexto. O objetivo é oferecer soluções únicas e experiências inovadoras para parceiros e público. O que motiva a Rio de Negócios é trabalhar por um novo patamar no desenvolvimento de projetos em cultura, esporte e entretenimento. A cidade em que vivemos é a principal fonte de inspiração da empresa.

 

Mais informações:

Facebook : www.facebook.com/oistuopen

Instagram: www.instagram.com/oistuopen

Site: www.stuopen.com

 

Media Guide

Camila Coimbra ([email protected])

Diego Cunha ([email protected])

21.3724-1623          21.3724-8170

Leia Mais


Patrocínio

FAM
Canon

A Confederação Brasileira de Skateboarding


Avenida Paulista, nº 1.313 sala 1.010
São Paulo, SP / Brasil

Horário de funcionamento: 08h às 17h

A Confederação Brasileira de Skateboarding (CBSk)
tem atendimento ao público das 10 às 12h
e das 14 às 16h.

O telefone para contato é o (11) 91739-3542.

Sistema e Tecnologia