Já está rolando o maior evento de skate da América Latina: Oi STU Open 2018

Publicado em: 31/12/1999 22:00

Já está rolando o maior evento de skate da América Latina: Oi STU Open 2018

Já está rolando o maior evento de skate da América Latina: Oi STU Open 2018

Inauguração oficial do novo Park da Praça Duó - Foto: Pablo Vaz

Com o lançamento da nova pista de park e os treinos livres oficiais, o Oi STU Open começou na Praça Duó, no Rio de Janeiro, com os melhores skatistas do mundo

Atletas de destaque internacional, Bob Burnquist, lenda do skate brasileiro, autoridades do estado do Rio de Janeiro, Diogo Castelão, sócio da Rio de Negócios e Bruno Cremona, gerente de patrocínio e eventos da Oi, comandaram o lançamento da novíssima pista de Park, com nível olímpico que foi construída para a disputa do Oi STU Open e ficará de legado para o estado do Rio de Janeiro. Após o lançamento, a pista foi oficialmente liberada para os atletas que disputarão o campeonato.

Foto: Julio Detefon

A obra da pista de Park foi viabilizada através da parceria público-privada entre a Rio de Negócios, a Oi, a Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude, através da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, e a Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, através da Subsecretaria de Eventos e da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos. O projeto do novo Duó Superpark foi concebido e está sendo executado pela Rio Ramp Design, escritório de arquitetura especializado em construções de pistas de skate. Grandes nomes do skate nacional, como Bob Burnquist, Pedro Barros, Murilo Peres e Nilo Peçanha também contribuíram para o projeto executivo da pista.

Bob Burnquist, Nilo Peçanha e Pedro Barros durante a soleinidade de abertura oficial do Oi STU Open 2018 - Foto: Julio Detefon

“A pista está demais com os verdadeiros parâmetros olímpicos, onde você tem uma área de bowl, transições menores, tem uma mistura de Street, então é tudo que o Rio de Janeiro precisava. A gente fica muito feliz por ter um evento desse nível no Brasil, pela dedicação de toda galera para viabilizar uma pista desse nível que vai ficar de legado não só para o carioca mas para todo mundo que quiser andar.  Isso não tem preço. É o que o skate precisa”, disse Pedro Barros, hexacampeão mundial de Bowl e que conquistou no último mês o primeiro título mundial da modalidade Park pela World Skate, entidade internacional, disputado na China.

“A pista está muito bem desenhada, foi muito bem construída e a gente tentou agradar a quem tem um nível técnico alto, mas também para quem está começando a praticar o skate. A localização é incrível, de frente para a praia, então está sendo um momento muito interessante de ver o crescimento do skate. Esperamos uma grande competição com os atletas utilizando todos os elementos”, disse Bob Burnquist que além de participar do projeto de concepção da pista, já realizou algumas manobras na manhã de hoje.

Bob Burnquist - Foto: Julio Detefon

Além da recém-inaugurada pista de Park, a já tradicional pista de Street da Praça Duó também ganhou uma revitalização com um novo obstáculo central, que conta com elementos de transição e um novo corrimão, além de uma reforma geral. A revitalização foi viabilizada através da plataforma de esporte da BV, que conta com Bob Burnquist como um de seus embaixadores e ainda reformará outras duas pistas pelo Brasil ao longo de 2019.

Vitória Mendonça - Foto: Pablo Vaz

“A praça Duó tem uma história muito antiga com o skate. A primeira pista foi construída por algumas pessoas que se juntaram e colocaram a mão na massa mesmo. Então ver tudo que está acontecendo, essa valorização do skate, uma revitalização pro Street, a construção do Park é muito incrível. Eu comecei a andar aqui, já dei aula aqui também, então estou feliz demais por ver que mais pessoas vão poder andar e conhecer a nossa modalidade através dessa praça”, comentou Vitória Mendonça, praticamente de Street, que integra a seleção brasileira de skate e é natural do Rio de Janeiro.

A programação do Oi STU Open segue nesta quinta-feira com a sequência dos treinos livres para ambas modalidades. Já na sexta-feira a disputa começa com o Oi STU Latin American que dará vaga a dois atletas masculinos em cada modalidade. Os classificados se juntam aos atletas brasileiros pré-classificados, além dos estrangeiros, no sábado, para a disputa eliminatória que definirá os grandes finalistas de domingo, com transmissão ao vivo do SporTV.

Após seis etapa válidas pelo calendário do Circuito Brasileiro, o Oi STU Open contará com pontuação dobrada para os atletas brasileiros para o ranking nacional. Ao final do campeonato os três melhores atletas do ranking, mais um atleta indicado por critérios técnicos pela CBSk terão vaga garantida na seleção brasileira 2019.

Como em todas as etapas do STU Qualifying Series, o Oi STU Open não se resume somente a uma competição esportiva. Simultaneamente às disputas, o STU Music promoverá um grande festival de música urbana, sob comando do DJ Tamenpi,  que vai estar nas pick ups, além de ser o responsável pela curadoria musical do evento, que terá shows do Garage Fuzz, Metá Metá, Bia Ferreira, BK, Síntese, Orquestra Brasileira de Música Jamaicana, Black Mantra com BNegão e Kamau com a participação do Parteum; na Oi STU House, hub de conexão e interação do público com o universo do skate e cultura urbana, haverá oficinas de silk, desenho, grafite etc.

Na STU Gallery, vai rolar uma exposição inédita e instalações artísticas exclusivas STU do renomado artista TOZ que assina toda a identidade visual do evento; a STU Store trará a moda trabalhada nos eventos como conteúdo e, para isso, foi desenvolvida uma coleção exclusiva de roupas e acessórios da marca, além de collabs com as principais indústrias do mercado de skate.

Junto com tudo isso, o STU Hangout não vai deixar ninguém com fome. Um complexo gastronômico e de lazer, com as mais diversas opções de comidas e bebidas que fazem sucesso no cotidiano do skate e da cultura urbana, estará à disposição do público. Além do STU Skatável, uma área com obstáculos modulares, que vai permitir que todo mundo possa praticar manobras e se divertir em cima do skate.

Apresentado pela Oi, que assina o naming rights do evento, o Oi STU OPEN é viabilizado pela Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude, através da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte. Conta com o apoio da Vans, da Red Bull e do Windsor, parceria da Layback Beer, Drop Dead, Thrasher Magazine e Canal OFF. O evento também possui o apoio institucional do Comitê Olímpico do Brasil (COB), da Federação de Skateboard do Estado do Rio de Janeiro, da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e da Riotur. Além disso, tem o selo oficial do Calendário Rio de Janeiro a Janeiro, promovido pelo Ministério da Cultura. A idealização e realização são da Rio de Negócios em parceria com a Confederação Brasileira de Skate (CBSk).

Cronograma de competição em anexo.

Serviço:

Evento: Oi STU Open

Data: 14 a 18 de novembro de 2018

Endereço: “Praça Duó” - Praça São Perpétuo, 735 - Barra da Tijuca, Rio de Janeiro

Horário: 9h às 22h

 

Leia Mais


Patrocínio

FAM
Canon

A Confederação Brasileira de Skateboarding


Avenida Paulista, nº 1.313 sala 1.010
São Paulo, SP / Brasil

Horário de funcionamento: 08h às 17h

A Confederação Brasileira de Skateboarding (CBSk)
tem atendimento ao público das 10 às 12h
e das 14 às 16h.

O telefone para contato é o (11) 91739-3542.

Sistema e Tecnologia