Isadora Pacheco e Pedro Carvalho são os nomes das semifinais do STU em Criciúma (SC)

Publicado em: 03/03/2023 21:00

Isadora Pacheco e Pedro Carvalho são os nomes das semifinais do STU em Criciúma (SC)

Skatistas de Florianópolis (SC) se sentiram em casa na “vizinha” Criciúma neste sábado (04/03). Os catarinenses Isadora Pacheco e Pedro Carvalho foram os grandes nomes das semifinais da modalidade Park, avançando para as finais deste domingo (05/03) do STU National com as maiores notas. E tudo com muita emoção. No feminino, uma estratégia muito bem traçada, e numa velocidade de impressionar. No masculino, aquela história de superação que o esporte não se cansa de contar, literalmente de tirar o fôlego.

No feminino, as 8 finalistas integram a Seleção Brasileira de Skate: Isadora Pacheco, Fernanda Tonissi (Júnior), Yndiara Asp, Raicca Ventura, Erica Leguizamon, Sofia Godoy (Júnior), Dora Varella e Maitê Demantova (Júnior). No masculino, 5 dos 8 nomes são da Seleção: Luigi Cini, Augusto Akio, Kalani Konig (Júnior), Pedro Quintas e Pedro Barros.

Disputas

No aquecimento da bateria, Isadora já mostrava que o dia seria seu, com um skate muito rápido e linhas em alta velocidade, atingindo altura pouco comum nas manobras. Até brincaram e perguntaram com que combustível ela tinha abastecido seu skate: “Esse é um ótimo elogio, porque sempre priorizo andar no gás e adoro quando dizem que ando rápido”. Realmente, quando entrou na pista, valendo, ela repetiu o que mostrara até ali e já arrancou uma nota muito boa (61,67) logo na sua primeira volta. Mas ainda queria mais.

“Quando começou o campeonato, eu já queria largar com o skate na mão, com uma boa primeira volta que já me garantisse na final. Como consegui isso, tinha duas opções: fazer a segunda e a terceira com as mesmas manobras, mas passaria entre as oito sem ser nas primeiras colocações, ou, como o Vovô (consultor técnico da Seleção Brasileira) e meu pai me deram um toque, priorizar passar na colocação mais alta possível por haver o risco de chuva amanhã. Joguei tudo na última e não pensei que fosse passar com uma pontuação tão alta”, disse Isadora.

Na última das três voltas de 45 segundos a que cada skatista tem direito, cravou um 68,00, superou Fernanda Tonissi, até então na frente, e garantiu a melhor nota. Quanto à preocupação em relação à chuva, se realmente chover e chegar ao ponto de impedir que a competição aconteça, valem as colocações das semifinais. Mas Isadora reforça que torce para que as condições climáticas ajudem e que ela consiga acertar novamente suas voltas e melhorar ainda mais sua nota. E espera que 2023 seja um ano especial.

“Esse ano estou com o foco redobrado, até porque terminei a escola e vou poder me dedicar muito mais ao skate. Vou forte nesse ciclo olímpico porque quero estar lá de novo e treinarei muito para que isso aconteça. É bom começar bem, o STU Nacional é o melhor que temos aqui no Brasil, reúne os melhores nomes, e fico feliz de estar na melhor forma. Vamos com tudo para essa final”, disse ela, uma das representantes do Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio, que completará 18 anos no próximo dia 29.

No masculino, foi um resultado que Pedro Carvalho deu ainda mais valor. Na véspera, ele acabou sofrendo com uma alergia, fruto de um remédio que tomou por estar com seu pé machucado. Melhor do ranking de 2022 dentre os 16 semifinalistas, foi o último a entrar na pista. Logo na primeira volta, já garantiu uma boa nota (78,00), que dificilmente não o levaria para a final. Ao finalizar ela, levou as mãos à barriga, o que mostrava que havia um incômodo ali. Mas ainda teve forças para fazer uma última volta de arrepiar e a nota 85,35.

“Essa era a volta que eu tinha em mente, a que treinei durante toda a semana aqui, e poder acertar na última foi ainda mais especial. Sem palavras. Espero acertar ela amanhã de novo e conseguir outro bom resultado. Mas ainda tenho outras manobras para colocar na final”, disse. “Tive uma crise alérgica ontem, estava com meu pé machucado e acabei tendo uma alergia a um remédio. Minha garganta fechou e meu olho inchou. Hoje, com o nervosismo da volta, e com toda medicação que estava tomando, acabei ficando até sem ar”, relatou.

Final do Paraskate, que conta com nove atletas, também neste domingo

Também neste domingo, às 11h20, entre as finais do masculino e do feminino, o Paraskate Park pedirá passagem no bowl de Criciúma. A modalidade, que teve seu primeiro circuito em 2021, chega à cidade catarinense pela primeira vez. E já com nove dos seus principais atletas: Vini Sardi (SP), Italo Romano (PR), Tony Alves (SP), David Souza (RJ), Fernando Araújo (RJ), Adriano Castro (CE), David Soares (PR), Igor Faria (RJ) e Ruan Silva (CE).

“É a primeira vez que teremos o Paraskate competindo aqui e daremos um show para mostrar que o STU é inclusão e que as pessoas com alguma deficiência física podem andar de skate em alto nível. A gente vem trabalhando bastante com a Associação Brasileira de Paraskate nesse crescimento, o STU abraçou essa causa e teremos etapas por onde o STU National passar. E nosso principal objetivo é aumentar o número de paraskatistas, o que é justamente um dos requisitos para a modalidade entrar na Paralimpíada”, disse Vini Sardi.

A primeira etapa de 2023 do STU National conta com patrocínio do banco BV, um dos maiores bancos do país, que apresenta a plataforma STU, e da Monster Energy, e é homologada pela CBSk. É viabilizada pela Prefeitura através da Fundação Municipal de Esportes de Criciúma e tem como parceiro especial o Nações Shopping (Almeida Júnior), além dos parceiros oficiais Baw, Drop Dead, Rock City, UNESC e Nissan Vip Car.

RESULTADO PARK FEMININO

(as 8 classificadas para a final)

1 – Isadora Pacheco – 68,00
2 – Fernanda Tonissi – 65,00
3 – Yndiara Asp – 63,17
4 – Raicca Ventura – 62,50
5 – Erica Leguizamon – 60,67
6 – Sofia Godoy – 60,04
7 – Dora Varella – 59,33
8 – Maitê Demantova – 50,00

Confira a classificação geral da semifinal!

RESULTADO PARK MASCULINO

(os 8 classificados para a final)

1 – Pedro Carvalho – 85,35
2 – Luigi Cini – 84,00
3 – Mateus Guerreiro – 83,00
4 – Augusto Akio – 82,00
5 – Kalani Konig – 80,63
6 – Pedro Quintas – 80,00
7 – Vinícius Kothe – 79,83
8 – Pedro Barros – 77,30

Confira a classificação geral da semifinal!

PROGRAMAÇÃO:

05/03 (domingo)
8h50 às 9h20 – Treino livre Paraskate
9h20 às 9h50 – Treino livre finalistas Park feminino e masculino
9h50 às 10h20 – Treino e aquecimento final Park masculino
10h20 às 11h20 – Final Park masculino (ao vivo na TV Globo)
11h20 às 12h25 – Final Paraskate Park
12h25 às 13h50 – Final Park feminino (ao vivo no SporTV e no TikTok)

Leia Mais


Patrocínio

FAM
Canon

A Confederação Brasileira de Skateboarding


Avenida Paulista, nº 1.313 sala 1.010
São Paulo, SP / Brasil

Horário de funcionamento: 08h às 17h

A Confederação Brasileira de Skateboarding (CBSk)
tem atendimento ao público das 10 às 12h
e das 14 às 16h.

O telefone para contato é o (11) 91739-3542.

Sistema e Tecnologia