Integração Skate Tour - Carta do Skate á São Paulo

Publicado em: 31/12/1999 22:00

Integração Skate Tour - Carta do Skate á São Paulo

 

Apesar do frio, clima quente na Integração Skate Tour

Eu-gostei-deste-card_Sto-Andre.jpg

Por Cesar Gyrão e Flávio Ascânio
Fotos: Anderson Tuca

Com a proximidade das eleições, o clima esquentou bastante nas três últimas etapas da Integração Skate Tour. Em Osasco e Itaquaquecetuba (18 e 19/9, respectivamente), os skateparks públicos locais foram muito visitados, talvez até como nunca tinham sido antes, por comboios eleitorais de candidatos que estão vendo o potencial dos skatistas como eleitores.

Em Santo André (17/9), a equipe da tour deu o recado apenas depois de negociação com os responsáveis pelo Parque da Juventude, pois o local ainda não está inaugurado oficialmente. Os responsáveis pela segurança e funcionamento do parque entenderam os objetivos da atividade e deram total apoio e orientação para que a liberação fosse conseguida.

A Integração Skate Tour leva seu conteúdo com apoio de Thiago Lobo, coordenador licenciado de esportes radicais e alternativos da Secretaria Municipal de Esportes de São Paulo e candidato a deputado estadual por São Paulo. Coincidência ou não, no horário marcado em Osasco para o início da ação, o circo (carros de som tocando músicas sertanejas e jingles) de dois candidatos, parecia estar aguardando a chegada da equipe da Integração. Depois dos discursos desses candidatos, que foram aplaudidos apenas pelos seus próprios integrantes, foi a vez dos verdadeiros representantes do skate darem o recado com a presença e participação real de quem interessava: pais, skatistas e alunos de Educação Física.

No skatepark da Vila Virgínia, em Itaquaquecetuba, carros de som e carreatas saíram das imediações e circularam nas ruas próximas, com locutores prometendo novas pistas em outros bairros da cidade. Nenhum deles teve a atenção e legitimidade da Integração Skate Tour, na troca de experiências entre profissionais do skate e skatistas locais. Em Itaquá, a vibração positiva e a troca de ideias foram de alto nível. Depois de mais de 10 anos de batalhas, eles tiveram sua primeira pista de skate construída em 2008, mas ainda questionam a atenção do poder público ao seu espaço.

O levantamento das necessidades e qualidades do skate destas cidades continua sendo escrito pela Integração. Fazer um diagnóstico da atual situação e ver o que pode ser melhorado é um dos papéis da Carta do Skate que está sendo redigida com apoio dos principais interessados: os usuários destas pistas e os demais skatistas das regiões escolhidas.

Na última sexta, um novo reforço entrou na barca da Integração Skate Tour. Como Sandro Testinha teria um compromisso com outro evento, o skatista profissional e ativista social, André Cywinski entrou em seu lugar. Cywinski cresceu em Santo André e seu depoimento como diretor do projeto Skate Escola de Rio Grande da Serra, serviu bem para o interessado público do Parque da Juventude. Como alguns deles têm interesse em usar melhor o bom skatepark e até criar escolinhas no lugar, o recado foi certeiro: persistir na busca do resultado, até conseguir. O skatepark de Santo André ainda não foi inaugurado oficialmente, por isso a organização dos skatistas deve ser ainda maior. Um dos bons momentos deste dia foi o depoimento da mãe do skatista amador Vinicius Amorim.

A história da pista de Osasco (18/9), visitada no último sábado, é um pouco diferente, mas guarda uma infeliz coincidência: foi entregue às pressas e inaugurada com alguns problemas, como buracos e rachaduras em sua superfície. No entanto, a associação local não deixa de fazer manutenção e reivindicar sempre a reforma adequada. Enquanto essa reforma não vem, skatistas de várias gerações participaram da Integração Skate Tour. Até agora, foi o local com maior número de estudantes de Educação Física desta primeira temporada da tour.

Em Osasco, o coordenador Cesar Gyrão foi substituído por Alessandro Mcgregor, experiente curador de exposições, skatista profissional, editor de revistas e promotor de vários eventos culturais ligados ao skate. Renata Lopes foi substituída por Natália Ferreira, professora de Educação Física. Ambos agregaram conhecimento e informações ao evento.

Em Itaquaquecetuba (19/9), Flávio Ascânio, Masterson Magrão e Ragueb Rogério responderam muitas perguntas da galera. Entre os participantes estavam o skatista profissional local, Cristiano Áfrico, o skatista ativista social João Ricardo e os skatistas locais Duda e Tiago Cristian, que iniciou há cerca de um mês uma escolinha de skate na pista da Vila Virgínia com apoio da prefeitura. Um dos agitadores da cena local, Tiago e alguns amigos deram alguns retoques na área para a chegada da Integração. Foi visível a felicidade dos locais com a visita dos profissionais da tour.

Sandro Testinha foi novamente substituído nesta etapa por André Cywinski, que falou algo muito importante: que as pessoas devem andar de skate primeiramente por diversão e que a profissionalização do skatista deve acontecer como uma consequência natural. 

Este é um resumo da sexta, sétima e oitava etapas da Integração Skate Tour. Nesta sexta-feira, dia 24, Atibaia será a bola da vez. Sábado, 25, finalmente a pista de Boiçucanga será o foco. No domingo, o skatepark público do bairro Pedregulho, em Guaratinguetá, marcará a última etapa desta temporada. Guará é a terra natal do Thiago Lobo e uma das cidades brasileiras com maior influência histórica no estilo de vida do skate nacional. Ótimos motivos para se comparecer nestas etapas: Skate é Educação, Inclusão Social, Mercado, Profissionalismo e Comunicação. Nos veremos!

 

Serviço:
Integração Skate Tour (14h00 – 16h00)

24 de setembro - 9ª Etapa - Atibaia
Skatepark público do Jardim Atibaia: Av. Joviano Alvim, em frente ao Bondança

25 de setembro - 10ª Etapa - São Sebastião
Skatepark público da Praia de Boiçucanga

26 de setembro - 11ª Etapa – Guaratinguetá
Skatepark público do bairro Pedregulho, ao lado das quadras esportivas

O que é a Integração Skate Tour:

A Integração Skate Tour é um evento onde diversos tipos de profissionais falam sobre as possibilidades de trabalho relacionadas à prática de skate. Esta ação está sendo realizada em 11 municípios paulistas durante este mês de setembro, com a finalidade de criar novas políticas públicas para o esporte. As áreas de Educação Física, Mídia e Mercado, Skate Profissional e Skate Social são o carro chefe da programação, mas outras questões importantes estão sendo levadas em consideração.

Equipe:

Coordenadores:
- Cesar Gyrão (Skatista e Editor da Revista Tribo Skate)
- Flávio Ascânio Lauro (Skatista, Pesquisador e Professor do Ensino Superior)
- Renata Lopes (Jornalista e Produtora de Eventos)

Skatistas Profissionais:
- Ragueb Rogério
- Vitor Sagaz
- Masterson Magrão
- Alessandro Mcgregor
Ativistas Sociais:
- Sandro Testinha
- André Cywinski

Professores de Educação Física:
- Igor Armbrust
- Natália Ferreira

Vídeo/Foto:
- Anderson Tuca

Twitter.com/integracaoskate
Facebook.com/integracaoskate
Orkut: Integração Skate Tour
Email: [email protected]

 

Lista-e-revista_Itaquaquecetuba.jpg

 

Ragueb_bonelless_Osasco.jpg

 

Ragueb_bs-flip.jpg

 

Marcio-de-Poa_fs-air_Itaquaquecetuba.jpg

 

Vinicius-Amorim_50-50-up_Sto-Andre.jpg

 

Ragueb_smith-grind_Sto-Andre.jpg

 

Skate-nao-e-crime_Santo-Andre.jpg

 

Cristiano-Africo_Itaquaquecetuba.jpg

 

Magrao-fala_Itaquaquecetuba.jpg

 

Andre-Cywinski_stale-fish_Sto-Andre.jpg

 

Debate_Itaquaquecetuba.jpg

 

Santo-Andre1.jpg

 

 

A carta do skate de São Paulo

Integracao_Santos_bate-papo.jpg

 

Educação Física, Mídia, Profissionalismo e Skate Social.
 
A Integração Skate Tour é um evento onde diversos tipos de profissionais falam sobre as possibilidades de trabalho relacionadas à prática de skate. Esta ação está sendo realizada em 11 municípios paulistas durante este mês de setembro, com a finalidade de criar novas políticas públicas para o esporte. As áreas de Educação Física, Mídia e Mercado, Skate Profissional e Skate Social são o carro chefe da programação, mas outras questões importantes estão sendo levadas em consideração.
 
A tour chega nesta semana a três novas cidades paulistas. Santo André, Osasco e Itaquaquecetuba. Nas cinco etapas anteriores, o evento começou a traçar um novo diagnóstico da situação do skate no Estado. Sorocaba, Santos, Parque Tiquatira (na capital), Taubaté e Jundiaí, mostraram muito interesse em seu conteúdo.
 
Skatistas, professores e alunos de Educação Física, ativistas sociais, lojistas e familiares de praticantes, interagiram com a equipe da tour, tudo devidamente compartilhado em canais como o Facebook, o Twitter e o Orkut criados para o evento. Além dos personagens da equipe, lideranças e skatistas amadores e profissionais locais têm contribuído para a criação de um documento com as necessidades atuais do skate para cada cidade.
 
Em Sorocaba, skatistas como Cássio Ferrer e Leonei Mart; em Santos, os veteranos Fred Hillweg, Luciano Kid e Luís Neguinho; no Parque Tiquatira, o profissional Fábio Castilho; em Taubaté, amadores como Felipe Marcondes e Smaily Di Lellis, o professor Mauricio Galdino (Unitau) e Anderson de Jesus (Fundação Casa) e o lojista Nilton Chupeta; mais o profissional e formando em Educação Física, Diego Fiorese, em Jundiaí, são exemplos de personagens que se envolveram nas cinco primeiras etapas.
 
Embora algumas prefeituras tenham construído bons skateparks, a manutenção e gestão destes espaços depende de um esforço conjunto com os mobilizadores de cada região. Na maioria das cidades os skatistas não têm acesso ao skate em suas escolas, por exemplo. Ainda há resistência a ele até como meio de transporte até a sala de aula e mais ainda como atividade física. Em Taubaté, a pista pública do Parque das Nações, carece de manutenção, mas alguns envolvidos com o skate já estão trabalhando para mudar esta realidade, com apoio da prefeitura e iniciativa privada.
 
Até o fim deste mês de setembro mais seis cidades serão visitadas, totalizando os 11 municípios que servirão como base para se criar a “carta do skate”, um documento para o considerar ainda mais como política pública para o esporte. A carta será entregue a Thiago Lobo, coordenador de Esportes Radicais e Alternativos licenciado da Seme de São Paulo e candidato a deputado estadual por São Paulo.

 

Twitter.com/integracaoskate
Facebook.com/integracaoskate
Orkut: Integração Skate Tour
Email: [email protected]

 

Serviço:
 
Integração Skate Tour
Horário - 14h00 - 16h00
 
6ª Etapa
17/09 - Santo André – Parque da Juventude
Rua Capitão Mário Toledo de Camargo s/n Jardim Ipanema
 
7ª Etapa
18/09 – Osasco – Skatepark Público
Rua Ciro dos Anjos s/n Jardim Bela Vista
 
8ª Etapa
19/09 – Itaquaquecetuba
Rua Capão Bonito 855 com Av. Vereador João Fernandes da Silva 1239 Vila Virgínia
 
9ª Etapa
24/09 – Atibaia
Skatepark do Atibaia Jardim
 
10ª Etapa
25/09 – São Sebastião, Praia de Boiçucanga
Skatepark Público
 
11ª Etapa
26/09 – Guaratinguetá
Skatepark Público
 
Equipe:
 
Coordenadores:
- Cesar Bragança Gyrão (Skatista e Editor da Revista Tribo Skate)
- Flávio Ascânio Lauro (Skatista, Pesquisador e Professor do Ensino Superior)
- Renata Lopes (Jornalista e Produtora de Eventos)
 
Skatistas Profissionais:
- Ragueb Rogério
- Vitor Sagaz
- Masterson Magrão
- Alessandro Mcgregor
 
Ativistas Sociais:
- Sandro “Testinha” Soares dos Santos
- André Cywinski
 
Professor de Educação Física Convidado:
- Igor Armbrust
 
Vídeo/Foto:
- Anderson Tuca
 
Por: Cesar Gyrão
Fotos: Anderson Tuca
 
"Esta ação tem o apoio da CBSk Confederação Brasileira de Skate"

 

Integracao_Taubate3.jpg

 

Integracao_Jundiai_Diego-Fiorese_lien_melon.jpg

 

Integracao_Jundiai_bate-papo.jpg

 

Integracao_Sorocaba2.jpg

 

Integracao_Sorocaba_Parque_das_Aguas.jpg

 

Integracao_Santos_Ragueb_five-0.jpg

 

Integracao_Santos_Sandro_Igor_Sagaz_Gyrao_Renata_Ragueb.jpg

 

Integracao_Taubate_Fernando_Flavio_Renata_Gyrao_Du_Magrao_Sandro_Ragueb.jpg

 

Integracao_Jundiai_Rafael_Canjani_hip_bs_air.jpg

 

Integracao_Taubate_galera.jpg

 

Leia Mais


Patrocínio

FAM
Canon

A Confederação Brasileira de Skateboarding


Avenida Paulista, nº 1.313 sala 1.010
São Paulo, SP / Brasil

Horário de funcionamento: 08h às 17h

A Confederação Brasileira de Skateboarding (CBSk)
tem atendimento ao público das 10 às 12h
e das 14 às 16h.

O telefone para contato é o (11) 91739-3542.

Sistema e Tecnologia