Grandes nomes do skate nacional disputam Street League de Los Angeles de quarta a domingo (24 a 28)

Publicado em: 21/07/2019 21:00

Grandes nomes do skate nacional disputam Street League de Los Angeles de quarta a domingo (24 a 28)

A elite do Street brasileiro estará em Los Angeles (EUA) de quarta a domingo (24 a 28 de julho) para a disputa de mais uma etapa da Street League Skateboarding (SLS), circuito mundial da modalidade com chancela da World Skate para a corrida olímpica. 

No feminino, estão confirmadas Pamela Rosa e Rayssa Leal, campeã e terceira colocada na etapa de Londres, Virgínia Fortes Águas, Karen Feitosa, Letícia Bufoni, Gabriela Mazetto – as seis da seleção brasileira –, Isabelly Ávila, Marina Gabriela e Monica Torres.

“Meu ano de 2018 foi maravilhoso porque consegui terminar o circuito STU (Brasileiro de Street) na terceira posição e com isso fui contemplada a fazer parte da seleção brasileira de skate. Fiquei muito feliz por ter oportunidade de receber o suporte através da seleção para competir as etapas internacionais. Agora na SLS aqui em Los Angeles pretendo fazer um excelente resultado nesta etapa que faz parte do circuito que dá acesso para as Olimpíadas. Espero representar muito bem o Brasil nas Olimpíadas de Tóquio caso eu consiga a vaga”, afirma Virgínia Fortes Águas.

Entre os homens, a lista de atletas com presença garantida é formada por Kelvin Hoefler, Felipe Gustavo, Tiago Lemos, Lucas Rabelo, Lucas Xaparral – os cinco da seleção brasileira –, Luiz Neto, Lehi Leite, Carlos Ribeiro, Ivan Monteiro, Luan de Oliveira, Lucas Alves, Gabriel Fortunato, Giovanni Vianna e Yuri Facchini.

Na etapa de Los Angeles da SLS, os brasileiros estarão reforçados pelo suporte e orientações de uma equipe técnica da Confederação Brasileira de Skate (CBSk). Sandro Dias, diretor de Esportes, Rogério Mancha, consultor técnico da seleção brasileira de Street, Carlos Barreto, fisioterapeuta, e Julio Detefon, coordenador técnico. 

“A gente vem com um grupo de brasileiros super focado e na melhor fase. As expectativas sempre são boas. São vários nomes. Acompanhando eles, sei do potencial de cada um e é uma incógnita (apontar favoritos). Eles são tão bons que tudo pode mudar em uma manobra”, destaca Rogério Mancha.

Escolha dos atletas

Seguindo as regras estabelecidas para a competição, além dos atletas brasileiros previamente classificados – 38 primeiros do ranking masculino e 18 melhores no feminino com base no Mundial da SLS disputado no Rio no início de 2019 -, a Confederação Brasileira de Skate (CBSk) ainda pôde indicar mais nomes por categoria - feminino e masculino.

A definição dos indicados se deu com base em dois critérios: presença na seleção brasileira e classificação no ranking brasileiro de 2018 - estabelecido a partir do circuito nacional profissional feminino e masculino de Street (Skate Total Urbe - STU).

Assim, Gabriela Mazetto e Lucas Xaparral foram indicados por fazerem parte do selecionado nacional. Além da dupla, Marina Gabriela, Luiz Neto e Lehi Leite foram os escolhidos com base no ranking brasileiro.

Disputas

A etapa de Los Angeles da SLS começará com disputas na quarta-feira (24), com as classificatórias globais, tanto para o feminino quanto para o masculino. 

No feminino, as oito melhores dessa fase avançam para a semifinal – não há quartas de final na categoria. No masculino, os 10 melhores seguem para as quartas de final.

As classificatórias contarão com as presenças de Gabriela Mazetto e Marina Gabriela e de Lucas Xaparral, Luiz Neto e Lehi Leite, além de Monica Torres, Lucas Alves, Gabriel Fortunato, Giovanni Viana e Yuri Facchini, que entraram no evento via wild card.

Karen Feitosa, Letícia Bufoni, Pamela Rosa, Virgínia Fortes Águas e Rayssa Leal têm vaga garantida direto na semifinal, marcada para sábado (27). Além delas, Isabelly Ávila ganhou indicação pelo ranking da World Skate para entrar direto na semifinal por conta das boas participações na etapa de Londres da SLS (16ª colocada) e no Dew Tour (15ª). As oitos melhores avançam para a grande final, disputada domingo (28).

Do lado masculino, Luan de Oliveira entra nas quartas de final – os 10 melhores avançam -, no sábado (27). Carlos Ribeiro, Ivan Monteiro, Felipe Gustavo, Kelvin Hoefler, Lucas Rabelo e Tiago Lemos entram direto na semifinal, realizada domingo (28). A final acontece no mesmo dia e, assim como no feminino, com os oito melhores.

Brasil nos Jogos de Tóquio 2020 

Pelos critérios estabelecidos para as Olimpíadas, o Brasil poderá contar com até 12 atletas no total em Tóquio - três no Park Feminino, três no Park Masculino, três no Street Feminino e três no Street Masculino.

A participação desse número limite dependerá do desempenho dos brasileiros ao longo das duas janelas classificatórias estabelecidas pela World Skate para a corrida olímpica. A primeira delas vai até 15 de setembro de 2019 e o segundo ciclo acontece de 16 de setembro de 2019 a 31 de maio de 2020.

Seleção Brasileira de Skate 

Para a preparação e participação das disputas sancionadas pela World Skate como classificatórias para a corrida olímpica, os atletas da Seleção Brasileira de Skate recebem ajuda de custo para as viagens, bolsa-auxílio mensal e contam com suporte médico e psicológico. Os recursos para esse apoio são repassados à CBSk pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) por meio da Lei Agnelo/Piva.

Leia Mais


Patrocínio

FAM
Canon

A Confederação Brasileira de Skateboarding


Avenida Paulista, nº 1.313 sala 1.010
São Paulo, SP / Brasil

Atendimento de segunda a sexta,
das 10 às 12h e das 14 às 18h.

Sistema e Tecnologia