FILIADOS - ENTRAR

Festival Transforma leva Valores Olímpicos a Santos (SP) com direito a aulas de skate


Foto: Flávio Hopp / COB Publicada em: 03/08/2022

Os Valores Olímpicos estiveram em evidência na cidade de Santos, no litoral paulista, nesta quarta-feira (3). O município recebeu o Festival Transforma, ação do Comitê Olímpico do Brasil (COB) voltada para a disseminação da cultura olímpica. Após a capacitação para professores promovida pela iniciativa, foi realizado o primeiro evento presencial do projeto. A escola escolhida foi a UME Professora Maria de Lourdes Borges Bernal, na Baixada Santista.

A Confederação Brasileira de Skate (CBSk) participou da iniciativa através da frente Skate Social, comandando aulas de skate para alunos da rede pública de ensino do município ao lado dos instrutores do projeto Futuro do Skate.

Cerca de 500 crianças e adolescentes do Fundamental 1 e 2 puderam passar o dia com as atividades envolvendo o universo olímpico. Por meio de apresentação teatral contando a história dos Jogos Olímpicos, uma oficina de desenho sobre os Valores Olímpicos e habilidades socioemocionais e também pela interatividade com a mascote do Time Brasil, Ginga, os alunos se divertiram e tiveram um gostinho do que é vivenciar uma experiência ligada aos Jogos. Além disso, os professores participaram da ação recebendo informativos sobre educação olímpica.

Os alunos da escola UME Professora Maria de Lourdes Borges também puderam ir além das atividades socioeducacionais e experimentaram algumas modalidades olímpicas. Na programação do Transforma estão inclusas clínicas esportivas e, no caso de Santos, os jovens conheceram mais de perto o boxe, o skate, o taekwondo e o tênis de mesa.

O Festival Transforma segue em Santos e vai fazer mais uma parada nesta sexta-feira (5), dessa vez na UME Professor Florestan Fernandes, a partir das 8h. 

O objetivo do Transforma é levar a temática olímpica para a escola, em todas as disciplinas, e contribuir para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, em consonância com as competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Ao todo, mais de 33.000 crianças e jovens da Educação Infantil ao Ensino Médio já foram impactados por ações do Transforma.


Foto: Flávio Hopp / COB Foto: Flávio Hopp / COB Foto: Flávio Hopp / COB Foto: Flávio Hopp / COB Foto: Flávio Hopp / COB


apoios