Etapa do Park do STU National em Criciúma (SC) mostra força dos talentos da nova geração

Publicado em: 23/01/2022 21:00

Etapa do Park do STU National em Criciúma (SC) mostra força dos talentos da nova geração

Quem se acostumou com o sorriso fácil de Rayssa Leal nos Jogos Olímpicos de Tóquio pode achar que a jovem medalhista, de apenas 13 anos na época (hoje com 14), é uma exceção no skate nacional. Mas, no último fim de semana, ficou mais uma vez claro que há uma geração em ascensão de skatistas mulheres que competem cada vez mais em alto nível.

Nas pistas de Criciúma, foi disputada no último fim de semana mais uma etapa do STU National, dessa vez pela modalidade Park. E, sob o sol do verão catarinense, o que se viu foi uma série de atletas jovens com enorme potencial.

Precisamente, a média de idade do torneio foi de apenas 16 anos entre as mulheres. Das 19 competidoras, 13 tinham menos de 18 anos. A caçula dessa história foi a paulista Marina Praxedes, de apenas 10 anos de idade. A paranaense Maitê Demantova veio em seguida, com 11 anos completados.

Como consequência dessa invasão de jovens atletas, o pódio ficou com rostos adolescentes. Assim como aconteceu na modalidade Street, em que Rayssa Leal foi a grande vencedora, no Park o cenário foi semelhante. Na parte mais alta ficou Raicca Ventura, de 14 anos. Em terceiro, Erica Leguizamon, com a mesma idade. Isadora Pacheco, de 16 anos, pareceu “veterana” na segunda colocação.

A força da nova geração não foi expressa apenas entre as mulheres. Entre os finalistas do masculino da modalidade Park do STU National, a média de idade foi de 18 anos. O pódio contou com uma mescla que expressa um pouco dessa média. O vencedor Luiz Francisco e o segundo colocado Augusto Akio têm 21 anos de idade. O terceiro, Pedro Carvalho, tem apenas 16.

Entre os finalistas, o caçula foi o quinto lugar. Gui Khury, primeiro a completar um 1080 em uma rampa vertical durante uma competição e mais jovem vencedor dos X Games, tem apenas 13 anos.

Confira a classificação completa das disputas do Park em Criciúma (SC)!

Park feminino

Park masculino

Fonte: STU / Sportech

O STU National conta com homologação da Confederação Brasileira de Skate (CBSk).

As Loterias CAIXA e o Governo Federal são os patrocinadores oficiais da Confederação Brasileira de Skate.

Leia Mais


Patrocínio

FAM
Canon

A Confederação Brasileira de Skateboarding


Avenida Paulista, nº 1.313 sala 1.010
São Paulo, SP / Brasil

Horário de funcionamento: 08h às 17h

A Confederação Brasileira de Skateboarding (CBSk)
tem atendimento ao público das 10 às 12h
e das 14 às 16h.

O telefone para contato é o (11) 91739-3542.

Sistema e Tecnologia