Dora Varella, Yndiara Asp e Isadora Pacheco entram para o grupo de skatistas olímpicas


Isadora Pacheco, Yndiara Asp e Dora Varella - Crédito: CBSk / Julio Detefon Publicada em: 04/08/2021

Dora Varella, Yndiara Asp e Isadora Pacheco entraram, oficialmente, para o grupo de skatistas olímpicas. O trio da Seleção Brasileira de Park representou o skate nacional nas disputas desta quarta-feira no Japão (noite de terça para quarta no Brasil). Dora e Yndiara avançaram entre as oito melhores nas classificatórias, ficando com a 7ª e a 8ª posição na final, respectivamente. Isadora Pacheco foi a 10ª colocada na primeira fase, ficando muito perto da vaga.

“Foi uma sensação que em nenhum campeonato que já participei eu senti”, destaca Dora Varella. “É incrível poder representar o Brasil e poder representar o skate”, comenta a skatista.

“Estou muito feliz por ter vivido essa experiência. Com certeza eu vou levar para o resto da minha vida. Espero estar lá em 2024”, comenta Yndiara Asp. “Representamos as duas coisas que a gente mais ama: o nosso país e o skate”, acrescenta.

“É uma honra poder estar vestindo essa camiseta do Brasil e saber que tem um monte de gente torcendo pela gente”, completa Isadora Pacheco.

Disputas
Na bateria 1 das classificatórias, Dora Varella foi a primeira das brasileiras a se apresentar. A melhor nota de Dora saiu na segunda volta, 41.59, avançando para a final na 8ª posição.

Yndiara Asp correu na bateria 3 e teve sua melhor nota logo na primeira volta: 43.23. A brasileira passou como a 7ª colocada para a decisão.

Isadora Pacheco se apresentou na 4 e última bateria das classificatórias. A nota mais alta da brasileira saiu na terceira volta: 37.08.

Na final, Dora Varella e Yndiara receberam a maior nota na primeira volta: 40.42 e 37.34. a dupla fechou as Olimpíadas na 7ª e na 8ª posição.

Park masculino
Na manhã desta quinta-feira em solo japonês (noite de quarta para quinta pelo fuso brasileiro), será a vez de Luiz Francisco, Pedro Barros e Pedro Quintas defenderem o Park masculino nos Jogos de Tóquio.

Assim como no Street, o Park conta com 20 skatistas por categoria (feminino e masculino) nas Olimpíadas. As disputas serão divididas em preliminares e final (8 melhores), com as duas fases acontecendo no mesmo dia. No total, serão dois dias de competição (um para cada categoria).

Nas classificatórias e na final, cada skatista terá direito a 3 voltas de 45 segundos, valendo como pontuação final a volta de maior nota.

Entre Park e Street, o skate brasileiro confirmou o limite de 12 vagas por país nas Olimpíadas. O feito foi alcançado somente por Brasil e Estados Unidos.

Seleção Brasileira Olímpica de Park Feminino
Dora Varella
Data de nascimento: 30/07/2001
Cidade: São Paulo - SP
Base: Regular

Principais conquistas:
1º lugar no STU National 2021
1º lugar no Circuito Brasileiro (STU) 2020
2º lugar no Circuito Brasileiro (STU) 2019
2 x 1º lugar no Vans Park Series Continental (2017 e 2018)
3 x 1º lugar no Girls Combi Pool Classic (2016, 2017 e 2018)

Yndiara Asp
Data de nascimento: 19/10/1997
Cidade: Florianópolis - SC
Base: Goofy

Principais conquistas:
2 x 1º lugar no Vans Park Series Pro Tour (São Paulo-BRA 2019 / Montreal-CAN 2019)
2º lugar no Vans Park Series Pro Tour São Paulo (BRA) 2018
1º lugar no Red Bull Bowl Rippers 2018 (Marselha-FRA)
1º lugar no Circuito Brasileiro (STU) 2018

Isadora Pacheco
Data de nascimento: 29/03/2005
Cidade: Florianópolis - SC
Base: Regular

Principais conquistas:
3º lugar no STU National 2021
1º lugar no Circuito Brasileiro (STU) 2019
2º lugar no Circuito Brasileiro (STU) 2018

Classificação final - Park feminino
1ª - Sakura Yosozumi (JAP)
2ª - Kokona Hiraki (JAP)
3ª - Sky Brown (GBR)
4ª - Misugu Okamoto (JAP)
5ª - Poppy Olsen (AUS)
6ª - Bryce Wettstein (EUA)
7ª - Dora Varella (BRA)
8ª - Yndiara Asp (BRA)
9ª - Lilly Stoephasius (ALE)
10ª - Isadora Pacheco (BRA)
11ª - Joedyn Barrat (EUA)
12ª - Brighton Zeuner (EUA)
13ª - Madeleine Larcheron (FRA)
14ª - Lizzie Armanto (FIN)
15ª - Xin Zhang (CHN)
16ª - Julia Benedetti (ESP)
17ª - Amelia Brodka (POL)
18ª - Bombette Martin (GBR)
19ª - Josefina Tapia Varias (CHI)
20ª - Melissa Williams (RSA) 

Street
No Street, Kelvin Hoefler e Rayssa Leal conquistaram a prata. Kelvin entrou para a história como o primeiro skatista brasileiro a conquistar uma medalha olímpica e, além disso, inaugurou o quadro de medalhas do Brasil nos Jogos de Tóquio. Rayssa, aos 13 anos, se tornou a brasileira mais jovem a conquistar uma medalha em Olimpíadas.

Comissão técnica da Seleção Brasileira de Skate
A comissão técnica da Seleção Brasileira de Skate é formada por Eduardo Musa (Presidente da Confederação Brasileira de Skate - CBSk), Tatiana Lobo (Chefe de Equipe da Seleção Brasileira Olímpica), pelos consultores técnicos Edgard Pereira Vovô (Park) e Rogério Mancha (Street), pelo auxiliar técnico Miguel Catarina (Park), por Julio Detefon (observador técnico), pelos fisioterapeutas Alison Paz (Park) e Carlos Barreto (Street), pelo médico Maurício Zenaide, pela psicóloga Juliane Fechio e pela nutricionista Carolina Ragugnetti.

Cronograma de disputas
Masculino
Quarta-feira - 4 de agosto - BRA

Preliminares/Classificatórias
21h - Bateria 1 - Rune Glifberg (DIN), Ivan Federico (ITA), Heimana Reynolds (EUA), Andy Anderson (CAN) e Zion Wright (EUA)
21h42 - Bateria 2 - Danny Leon (ESP), Jaime Mateu (ESP), Tyler Edtmayer (ALE), Alessandro Mazzara (ITA) e Pedro Quintas (BRA)
22h24 - Bateria 3 - Kieran Woolley (AUS), Luiz Francisco (BRA), Dallas Oberholzer (RSA), Steven Piniero (PUR) e Vincent Matheron (FRA)
23h06 - Bateria 4 - Ayumu Hirano (JAP), Oskar Rozenberg (SUE), Pedro Barros (BRA), Cory Juneau (EUA) e Keegan Palmer (AUS)

Final
00h30 - Bateria única


Dora Varella - Crédito: CBSk / Julio Detefon Isadora Pacheco - Crédito: CBSk / Julio Detefon Yndiara Asp - Crédito: CBSk / Julio Detefon


apoios