Dora Varella, Isadora Pacheco e Yndiara Asp garantem vaga olímpica; outros 7 brasileiros avançam às semifinais do Dew Tour

Publicado em: 21/05/2021 21:00

Dora Varella, Isadora Pacheco e Yndiara Asp garantem vaga olímpica; outros 7 brasileiros avançam às semifinais do Dew Tour

Integrantes da Seleção Brasileira de Skate, Dora Varella, Isadora Pacheco e Yndiara Asp estão classificadas para as Olimpíadas. As três vagas foram definidas nesta sexta-feira (21), na semifinal do Park feminino do Dew Tour, em Des Moines (Iowa - EUA). As atletas fecharam as disputas entre as 20 primeiras colocadas do evento, assegurando matematicamente lugar nos Jogos de Tóquio - Luiz Francisco, da Seleção Brasileira de Park, também já está classificado. Ao longo da sexta-feira (21), outros 7 brasileiros avançaram nas classificatórias do Dew Tour e garantiram vaga nas semifinais deste sábado (22). Cinco no Street masculino, 1 no Street feminino e 1 no Park masculino.

Confira um resumo da sexta-feira (21)!

Park feminino - trio da Seleção Brasileira nas Olimpíadas
Por conta da chuva, as classificatórias do Park feminino, que estavam programadas para a quarta-feira (19), só tiveram início na quinta (20). Mas, também em razão da chuva, as disputas só puderam ser finalizadas na sexta (21). Das 5 skatistas brasileiras nas disputas, 4 ficaram no top 20 e avançaram para a semifinal, que também aconteceu nesta sexta (21).

Yndiara Asp (8ª nas classificatórias), Emily Antunes (15ª), Victoria Bassi (16ª) e Erica Leguizamon (19ª) se juntaram a Dora Varella e Isadora Pacheco, já entre as pré-classificadas para a semi. Leticia Gonçalves foi a 26ª nas classificatórias e não avançou. 

Na semifinal, Yndiara Asp ficou com a 12ª posição. Isadora Pacheco foi 16ª e Dora Varella terminou na 20ª posição - somente as oito primeiras avançaram para a final. Pela colocação no evento, as três skatistas da Seleção asseguraram lugar nos Jogos de Tóquio. 

“Estamos desde 2018 nessa corrida olímpica. Muita coisa aconteceu. Pandemia. Ficamos um ano inteiro sem competir. De repente surge essa competição como a última classificatória. Foi um mix de emoção, de tensão, de nervosismo. Eu estava nas qualificatórias. A Isa e a Dora já estavam na semi. Então eu tinha mais uma etapa para passar. Dei minha primeira volta. Acabei errando. Ainda não estava classificada para a semifinal. Transferiram para o dia seguinte (a segunda volta). Então foi uma noite inteira de muito nervosismo e ansiedade. Uma mistura de tentar controlar as emoções e fazer o que tinha que ser feito para eu poder me classificar. E consegui. Nossa, deu um alívio e uma felicidade muito grande de fazer o que eu vim fazer, o meu propósito. Missão cumprida. Essa classificação é muito especial”, comemora Yndiara Asp, de 23 anos e natural de Florianópolis (SC).

“Dá até um alívio saber que a gente já está classificada para as Olimpíadas de Tóquio. Estar do lado das minhas amigas, da Yndi e da Dora. Não poderiam ter sido outras pessoas para estar comigo nas Olimpíadas, para compartilhar esse sonho olímpico. A gente está junto desde a nossa primeira caminhada, do nosso primeiro campeonato mundial, da nossa primeira viagem internacional que a gente fez juntas. É sempre uma vivência especial estar com elas. A gente sempre procura torcer uma para a outra, sempre manter a nossa união, o nosso amor. A amizade está acima de tudo. A gente nunca vai se tratar como uma rival. A gente sempre vai ser amigas que estão torcendo uma pela outra”, Isadora Pacheco, de 16 anos e também de Florianópolis (SC).

“Esse campeonato foi o último campeonato que classifica para as Olimpíadas. Então estava todo mundo muito animado para saber o resultado final, para ter logo a confirmação. A gente teve pouco treino. Fizemos o que a gente conseguiu fazer, mas a gente se classificou e é isso que importa. Dá um alívio gigante. Uma vontade de treinar ainda mais para chegar em Tóquio preparadíssima para fazer o meu melhor e representar o Brasil ao lado das minhas melhores amigas”, completa Dora Varella, de 19 anos e natural de São Paulo (SP).

Park masculino
Com disputas marcadas a princípio para a quinta-feira (20), as classificatórias do Park masculino foram postergadas para a sexta-feira (21) em razão das chuvas. Pedro Carvalho ficou na 15ª posição, garantindo vaga na semifinal. 

Luiz Francisco, Pedro Barros e Pedro Quintas já estavam entre os pré-classificados para a semi.

Nas classificatórias, o skate brasileiro ainda foi representado por João Victor Bito (22º), Vi Kakinho (23º), Matheus Mello (25º), Augusto Akio (46º), Murilo Peres (47º), Héricles Fagundes (50º) e Mateus Hiroshi (63º).

Street feminino
Nas classificatórias do Street feminino, Isabelly Ávila avançou com a 6ª posição. Marina Gabriela, 26ª colocada, também representou o skate brasileiro. As disputas estavam marcadas para quinta-feira (20), mas por conta das chuvas, aconteceram somente na sexta (21).

Isabelly Ávila agora se junta a Pâmela Rosa, Rayssa Leal, Leticia Bufoni e Virginia Fortes Aguas, já pré-classificadas para a semifinal.

Street masculino

No Street masculino, 5 dos 10 brasileiros nas disputas avançaram nas classificatórias, com direito a dobradinha de Carlos Ribeiro (1º) e Felipe Gustavo (2º) na liderança. Ivan Monteiro foi o 4º, Eduardo Neves teve a 6ª melhor pontuação e João Lucas Alves, o Xuxu, finalizou na 15ª posição. 

Além deles, Kelvin Hoelfer já estava garantido na semifinal.

Giovanni Vianna (24ª), Gabryel Aguilar (27º), Lucas Rabelo (41º), Filipe Mota (45º) e Gabriel Fortunato (55º) também representaram o skate brasileiro nas classificatórias, mas não avançaram.

Paraskate
O skate brasileiro ainda será representado por Vinicios Sardi e Felipe Nunes nas disputas do paraskate, que acontecem domingo (23). Em 2019, os paraskatistas conquistaram o ouro e a prata, respectivamente, nos X-Games Minneapolis (EUA).

Cronograma
Sábado (22/05) - Semifinal - Street Feminino (12h05 / BRA), Park Masculino (15h15 / BRA) e Street Masculino (18h20 / BRA)

Domingo (23/05) - Finais - Paraskate (12h20 / BRA), Park Feminino (15h15 / BRA), Street - Feminino (16h35 / BRA), Park Masculino (18h25 / BRA) e Street Masculino (19h55 / BRA)

*Cronograma sujeito a alteração

Leia Mais


Patrocínio

FAM
Canon

A Confederação Brasileira de Skateboarding


Avenida Paulista, nº 1.313 sala 1.010
São Paulo, SP / Brasil

Atendimento de segunda a sexta,
das 10 às 12h e das 14 às 18h.

Sistema e Tecnologia