Corrida olímpica reúne Park e Street na Califórnia para disputa do Dew Tour


Pedro Barros - Crédito: Julio Detefon Publicada em: 12/06/2019

Após a abertura da corrida olímpica com a etapa de Londres da Street League Skateboarding (SLS), o skate brasileiro segue a caminhada por vagas em Tóquio 2020 com a disputa do Dew Tour. O evento classificatório cinco estrelas reunirá Park e Street entre os dias 12 e 16 de junho, em Long Beach, na Califórnia (EUA). 

Já com o suporte dos consultores técnicos Edgard Vovô (Park) e Roger Mancha (Street), a seleção brasileira de skate estará representada nas duas modalidades. No Park feminino, Yndiara Asp, Isadora Pacheco, Leticia Gonçalves, Victoria Bassi e Dora Varella. Além das atletas da seleção, Bia Sodré também têm vaga garantida. 

“Estou ansiosa para competir, são os primeiros passos para se chegar nas Olimpíadas. É uma pista nova e diferente e a dificuldade será a mesma para todas as meninas. Vou dar o meu melhor para conseguir bons resultados porque esse campeonato serve também para definir os pré-classificados no circuito de 2020. Para me preparar para o Dew Tour venho treinado bastante em Floripa em pistas mais fundas. Ando bastante no bowl do Pedro Barros e half, fazendo um trabalho mais direcionado para este tipo de campeonato. Cuido também da parte física mantendo uma rotina de treinos na academia”, afirma Isadora Pacheco. 

No Park masculino, Pedro Quintas, Pedro Barros, Luizinho Francisco, Héricles Fagundes e Murilo Peres – recuperado da fratura na clavícula que sofreu na China, onde passou por cirurgia. Além do quinteto da seleção, Felipe Foguinho, Pedro Carvalho e Vi Kakinho também defenderão o Brasil. 

No Street feminino, Pamela Rosa, Rayssa Leal, Virgínia Fortes Águas, Letícia Bufoni, Gabriela Mazetto e Karen Feitosa – que segue focada na recuperação do braço direito, por conta de lesão que sofreu na França - estão garantidas. Vitória Mendonça e Isabelly Ávila também se juntam ao grupo da seleção nas disputas. 

No Street masculino, a relação de atletas é composta por Kelvin Hoefler, Felipe Gustavo, Tiago Lemos, Lucas Rabelo e Lucas Xaparral – os cinco da seleção brasileira -, além de Carlos Ribeiro, Ivan Monteiro, Luiz Neto, Danilo do Rosário, Gabriel Fortunato, Roger Silva, Carlos Iqui. 

“Expectativa muito grande de conseguir andar bem de skate, do jeito que eu gosto, livre e de uma forma criativa. Tenho me preparado bastante, andado em diferentes obstáculos. Como estou na primeira fase do evento, preciso saber passar fase por fase e entender e fazer a estratégia para cada uma delas. É assim que eu tenho me preparado e treinado todos os dias. Treinado meu psicológico também para conseguir me manter focado em todas as fases e também treinado bastante o corpo para aguentar vários dias de campeonato seguidos e chegar até o último dia com o pique total e pronto para poder mostrar meu skate da melhor forma possível”, destaca Lucas Xaparral. 

Pré-classificados 
Seguindo os critérios estabelecidos para o Dew Tour, os atletas que ficaram rankeados entre a 13ª e a 27ª posições no Mundial de Park 2018 (Nanjing - China) e no Mundial de Street 2019 (Rio de Janeiro) têm vaga direta nas quartas de final. 

As quartas do Park feminino serão disputadas na quarta-feira (12) com Dora Varella entre as pré-classificadas. No masculino, as quartas de final acontecem na sexta-feira (14) com Pedro Quintas já com vaga garantida. 

O Street terá as quartas de final realizadas na quinta-feira (13) com Rayssa Leal, Tiago Lemos e Carlos Ribeiro entre os atletas pré-classificados.

Tanto no Park como no Street, avançam os 12 melhores colocados de cada categoria. Além disso, já têm vaga direta na semifinal os classificados entre primeiro e 12º lugar nos últimos mundiais de Park (Nanjing) e Street (Rio de Janeiro). 

A semifinal do Park feminino acontece na quinta-feira (13) com Isadora Pacheco e Yndiara Asp entre as pré-classificadas. O masculino terá disputas no sábado (15) com o campeão mundial Pedro Barros, Murilo Peres e Luizinho Francisco com vaga assegurada. 

As semifinais do Street também serão abertas pelo feminino, só que acontecem na sexta (14). Karen Feitosa, Letícia Bufoni, Pamela Rosa e Virgínia Fortes Águas já têm lugar garantido. As disputas do masculino, assim como no Park, serão realizadas no sábado (15). Kelvin Hoefler, Felipe Gustavo, Ivan Monteiro e Lucas Rabelo entram direto nessa fase. 

Os oito melhores de cada categoria avançam para a decisão. As quatro finais acontecerão no domingo (16). 

Atletas indicados 
Ainda segundo os critérios para a disputa da competição – assim como aconteceu na etapa londrina da SLS -, além dos atletas brasileiros pré-classificados, a Confederação Brasileira de Skate (CBSk) ainda pôde indicar mais três nomes por categoria - feminino e masculino - tanto no Park como no Street.  

A definição dos indicados se deu com base em dois critérios: presença na seleção brasileira e classificação no ranking brasileiro de 2018, estabelecido a partir circuito nacional profissional feminino e masculino de Park e Street (STU). No caso da escolha com base no ranking, quando o atleta mais bem posicionado não pode embarcar para a disputa, abre-se vaga para o próximo melhor colocado. 

No Park, as indicações foram para Letícia Gonçalves - primeira alternate caso haja abertura de mais uma vaga nas quartas de final -, Victória Bassi, Bia Sodré, Héricles Fagundes, Pedro Carvalho e Vi Kakinho.

No Street, Gabriela Mazetto, Vitória Mendonça, Isabelly Ávila, Lucas Xaparral, Luiz Neto e Danilo do Rosário ganharam as indicações.  

Todos os atletas que garantiram vaga via indicação entram na competição na fase eliminatória (global open qualifier), que terá disputas na quarta-feira (12). O mesmo vale para Felipe Foguinho, Gabriel Fortunato, Roger Silva e Carlos Iqui, que entraram no Dew Tour via wild card. 

Os 10 melhores de cada modalidade (Park e Street) e categoria (feminino e masculino) nas classificatórias avançam para as quartas de final. 

Brasil nos Jogos de Tóquio 2020 
Pelos critérios estabelecidos para as Olimpíadas, o Brasil poderá contar com até 12 atletas no total em Tóquio - três no Park Feminino, três no Park Masculino, três no Street Feminino e três no Street Masculino.

A participação desse número limite dependerá do desempenho dos brasileiros ao longo das duas janelas classificatórias estabelecidas pela World Skate para a corrida olímpica. A primeira delas vai até 15 de setembro de 2019 e o segundo ciclo acontece de 16 de setembro de 2019 a 31 de maio de 2020. 

Seleção Brasileira de Skate 
Para a preparação e participação das disputas sancionadas pela World Skate como classificatórias para a corrida olímpica, os atletas da Seleção Brasileira de Skate recebem ajuda de custo para as viagens, bolsa-auxílio mensal e contam com suporte médico e psicológico. Os recursos para esse apoio são repassados à CBSk pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) por meio da Lei Agnelo/Piva. 


Bia Sodré - Crédito: Julio Detefon Dora Varella - Crédito: Julio Detefon Isadora Pacheco - Crédito: Julio Detefon Leticia Gonçalves - Crédito: Julio Detefon Victoria Bassi - Crédito: Julio Detefon Yndiara Asp - Crédito: Julio Detefon Felipe Foguinho - Crédito: Julio Detefon Hericles Fagundes - Crédito: Julio Detefon Luizinho Francisco - Crédito: Julio Detefon Murilo Peres - Crédito: Julio Detefon Pedro Carvalho - Crédito: Julio Detefon Pedro Quintas - Crédito: Julio Detefon Vi Kakinho - Crédito: Julio Detefon Gabriela Mazetto - Crédito: Julio Detefon Isabelly Ávila - Crédito: Julio Detefon Karen Feitosa - Crédito: Julio Detefon Leticia Bufoni - Crédito: Julio Detefon Pamela Rosa - Crédito: Julio Detefon Rayssa Leal - Crédito: Julio Detefon Virgínia Fortes Águas - Crédito: Julio Detefon Vitória Mendonça - Crédito: Julio Detefon Carlos Iqui - Crédito: Julio Detefon Carlos Ribeiro - Crédito: Julio Detefon Danilo do Rosario - Crédito: Julio Detefon Felipe Gustavo - Crédito: Julio Detefon Gabriel Fortunato - Crédito: Julio Detefon Ivan Monteiro - Crédito: Julio Detefon Kelvin Hoefler - Crédito: Julio Detefon Lucas Rabelo - Crédito: Julio Detefon Lucas Xaparral - Crédito: Julio Detefon Luiz Neto - Crédito: Julio Detefon Roger Silva - Crédito: Julio Detefon Tiago Lemos - Crédito: Julio Detefon


apoios