Confederação Brasileira de Skate ultrapassa 100 iniciativas do movimento Skate Social mapeadas no Brasil

Publicado em: 25/10/2021 21:00

Confederação Brasileira de Skate ultrapassa 100 iniciativas do movimento Skate Social mapeadas no Brasil

A Confederação Brasileira de Skate (CBSk) ultrapassou a marca de 100 iniciativas mapeadas ao redor do Brasil que trabalham o skate como ferramenta de inclusão e transformação social. No total, são 103 projetos cadastrados até aqui. Até junho, eram 58. Desde julho, mais 45 iniciativas foram adicionadas ao mapeamento que começou em julho de 2020 em parceria com a ONG Social Skate. A partir de agora, a CBSk passa a contar com uma coordenação interna para gerenciar o projeto Skate Social.

“Desenvolver a frente Skate Social era um sonho antigo nosso e a ONG Social Skate teve um papel fundamental para que pudéssemos dar início ao projeto dentro da Confederação. Agora, conseguimos nos estruturar internamente com a presença de uma coordenação de projetos sociais, mas a ONG Social Skate segue como uma grande referência para a CBSk no sentido do desenvolvimento e estruturação do movimento Skate Social no Brasil”, afirma Eduardo Musa, presidente da CBSk.

Nesse momento, através do patrocínio das Loterias CAIXA, a CBSk iniciou o envio de kits para 30 dos 103 projetos mapeados até aqui. Cada uma dessas iniciativas está sendo contemplada com 200 máscaras descartáveis, 5 litros de álcool em gel e 2 banners que identificam a iniciativa cadastrada no projeto Skate Social. Uma nova etapa ainda prevê o envio de skates, capacetes, kits de proteção (joelheira e cotoveleira), coletes e adesivos para rampa.

Buscando atender o máximo de regiões do Brasil, o critério de escolha para a definição dos 30 projetos levou em consideração a evidência de carência de material e uma estrutura ativa de aulas.

"A ideia é ensinar esses projetos a caminhar sozinhos, com abertura de CNPJ, dando instrução, fazendo encontros on-line, cursos de capacitação, e desenvolver uma rede mútua de conhecimento entre eles. Estamos sendo uma ponte para que tudo isso aconteça. Por isso foi criada, por exemplo, a cartilha Descomplica junto com a Social Skate. Nosso objetivo é instruir as iniciativas para que elas possam seguir com autonomia em busca de patrocinadores e parcerias, ter um melhor planejamento de atividades, a fim de proporcionarem uma melhor experiência a todos atendidos pelos projetos", explica Cibele Garcia, coordenadora de projetos sociais da CBSk.

Clique aqui e confira a relação de 103 projetos cadastrados no mapeamento da CBSk!

O projeto Skate Social da Confederação Brasileira de Skate (CBSk) conta com patrocínio das Loterias CAIXA e do Governo Federal.

Retrato do Skate Social no Brasil
Dos 103 projetos, 25 estão constituídos como entidade com CNPJ ativo e adequado à área de atuação social; 77 atuam de maneira independente.

A região Sudeste é a que concentra o maior número de projetos: 54. São 36 em São Paulo, 11 no Rio de Janeiro, 6 em Minas Gerais e 1 no Espírito Santo.

Em seguida, aparece a região Sul, com 20 iniciativas, sendo 11 em Santa Catarina, 7 no Rio Grande do Sul e 2 no Paraná.

A região Nordeste concentra 16 projetos. São 5 em Pernambuco, 4 na Bahia, 3 no Ceará, 2 no Piauí, 1 em Alagoas e 1 na Paraíba.

Na sequência, aparece a região Centro-Oeste, com 9 iniciativas. São 3 no Mato Grosso do Sul, 3 no Distrito Federal e 2 em Goiás e 1 no Mato Grosso.

A região Norte fecha a relação de projetos com mais 4 iniciativas cadastradas, sendo 3 no Pará e 1 no Amazonas.

Projeto Skate Social
Ainda em 2020, em uma primeira iniciativa de apoio, CBSk e ONG Social Skate distribuíram um total de 28 mil máscaras e cerca de 50 litros de álcool em gel entre os projetos cadastrados naquele momento, entidades filiadas à CBSk, skatistas e colaboradores da Confederação.

Em outubro do ano passado, Confederação e ONG lançaram a cartilha Descomplica (clique aqui para baixar), material didático que oferece informação estruturada para os projetos. O conteúdo foi desenvolvido pela pedagoga Leila Vieira, da ONG Social Skate, a partir das próprias demandas levantadas pelas iniciativas.

Mais recentemente, em março de 2021, a Confederação publicou em seu site oficial o modelo de estatuto social (clique para baixar), que também é um documento importante para a estruturação dos projetos. 

Para ampliar o diálogo com os projetos, dois encontros on-line já foram realizados com as iniciativas, em dezembro de 2020 e fevereiro de 2021. Mais reuniões estão previstas para os próximos meses.

O trabalho de muitos dos projetos também foi divulgado nas redes sociais da CBSk através do quadro Skate Social.

Leia Mais


Patrocínio

FAM
Canon

A Confederação Brasileira de Skateboarding


Avenida Paulista, nº 1.313 sala 1.010
São Paulo, SP / Brasil

Horário de funcionamento: 08h às 17h

A Confederação Brasileira de Skateboarding (CBSk)
tem atendimento ao público das 10 às 12h
e das 14 às 16h.

O telefone para contato é o (11) 91739-3542.

Sistema e Tecnologia