CBSk divulga critérios sobre processo de entrada de skatistas amadores na categoria Profissional

Publicado em: 07/11/2021 21:00

CBSk divulga critérios sobre processo de entrada de skatistas amadores na categoria Profissional

A Confederação Brasileira de Skate (CBSk) receberá entre os dias 1º e 31 de dezembro de 2021 pedidos de skatistas brasileiros de todas as modalidades que buscam ascender à categoria Profissional de disputa nas competições a partir de 2022.

A solicitação poderá ser realizada por dois caminhos: critérios objetivos (resultados em competições) ou critérios subjetivos (carreira construída até o momento pelo skatista). 

Fica a cargo do skatista amador definir qual das duas vias escolher.

O procedimento é válido para todas as modalidades e ambos os gêneros, masculino e feminino.

Os pedidos devem ser enviados para o e-mail [email protected] entre os dias 1º e 31 de dezembro. 

A divulgação da relação dos aprovados será realizada até 19 de janeiro de 2022.

Confira mais informações!

Requisitos obrigatórios
Seja pelos critérios objetivos ou pelos subjetivos, o skatista solicitante, independente da modalidade, deve cumprir os requisitos abaixo descritos:

1. Ter no mínimo 14 anos* completos até 31 de dezembro do corrente ano;

2. Apresentar declaração de federado* junto à Federação Estadual do seu estado de competição e atestado de obtenção dos seus resultados esportivos estaduais;

3. No ano corrente, de solicitação do pedido de profissionalização, não ter sido desclassificado por má conduta desportiva de competições oficiais junto à entidades filiadas à CBSk ou à World Skate. Também não ter sido punido pelo Tribunal de Justiça Desportiva ou Superior Tribunal de Justiça Desportiva ou infringido ao Código de Ética da CBSk;

4. Estar em dia com a justiça criminal, estadual e federal, na data do pedido da profissionalização.

5. Apresentar cópia do documento com foto e validade nacional (RG ou CNH).

*Regra de transição até 2022. Neste período, exceções em casos da idade mínima são de definição exclusiva da CBSk.

*Estão dispensados dessa declaração skatistas que comprovem residência em localidades sem entidade regular filiada à CBSk.

Critérios objetivos
Para os pedidos pela via dos critérios objetivos, o skatista solicitante deve atender a no mínimo 2 das condições abaixo:

A. Por 2 vezes nos últimos 4 anos ter se classificado entre os 3 primeiros lugares na categoria Amador ou Feminino no Ranking Estadual* ou na Seletiva Regional* classificatória para o Campeonato Brasileiro CBSk;

B. Pelo menos por 1 vez nos últimos 3 anos ter se classificado entre os 3 primeiros lugares no Ranking Brasileiro Amador ou Feminino;

C. Ter sido finalista no Campeonato Intercontinental com participação de representantes 3 continentes e 10 países nos últimos 3 anos no mínimo;

D. Ter sido finalista no mínimo em 1 etapa do Circuito Brasileiro Open Masculino ou Feminino nos últimos 3 anos;

E. Ter sido semifinalista no mínimo em 1 etapa do Circuito Mundial World Skate nos últimos 3 anos;

F. Ser membro atual da Seleção Brasileira de Skate da CBSk.

*Clique aqui para visualizar, em cada uma das modalidades, a relação de competições válidas entre 2018 e 2021!

Critérios subjetivos
Para pedidos pela via dos critérios subjetivos, o skatista solicitante deve apresentar currículo da sua trajetória no skate e declaração de patrocínio (clique aqui para baixar!).

Nesse caso, serão considerados critérios midiáticos (entrevistas em revistas, sites, programas de televisão etc), critérios mercadológicos (patrocínios, projetos com marcas especializadas etc) e critérios esportivos (tempo de skate, fatos e conquistas relevantes para o segmento etc).

O material apresentado será avaliado pelo Comitê da modalidade juntamente com a diretoria da CBSk, sendo desta comissão o poder exclusivo de aprovação ou não.

Avaliação dos pedidos
Tanto no caso dos pedidos com base nos critérios objetivos quanto nos embasados pelos critérios subjetivos, o comitê de cada modalidade (Downhill Slide, Downhill Speed, Freestyle, Park, Slalom, Street e Vertical), juntamente com a diretoria da CBSk, avaliará quais candidatos cumprem os requisitos para serem reconhecidos como skatistas aptos a disputar competições na categoria Profissional.

Os comitês são formados por skatistas profissionais eleitos pelos seus próprios pares para mandatos de 2 anos. Os comitês atuam, juntamente com a diretoria da Confederação, nas diretrizes esportivas do skate.

Leia Mais


Patrocínio

FAM
Canon

A Confederação Brasileira de Skateboarding


Avenida Paulista, nº 1.313 sala 1.010
São Paulo, SP / Brasil

Horário de funcionamento: 08h às 17h

A Confederação Brasileira de Skateboarding (CBSk)
tem atendimento ao público das 10 às 12h
e das 14 às 16h.

O telefone para contato é o (11) 91739-3542.

Sistema e Tecnologia