Confederação Brasileira de Skate distribui 310 skates entre projetos da frente Skate Social Loterias CAIXA

Publicado em: 23/05/2022 21:00

Confederação Brasileira de Skate distribui 310 skates entre projetos da frente Skate Social Loterias CAIXA

A Confederação Brasileira de Skate (CBSk) está realizando a entrega de 310 skates para projetos sociais mapeados pela frente Skate Social Loterias CAIXA. Trinta e uma iniciativas (confira a relação) que trabalham o skate como ferramenta de transformação e inclusão social estão sendo assistidas, cada uma, com 10 skates. No total, 350 skates foram adquiridos pela CBSk.

“A entrega dos skates dá sequência a um trabalho que já beneficiou esses mesmos 31 projetos sociais com equipamentos de proteção. Se considerarmos o convênio que estabelecemos para aporte financeiro, um total de 41 iniciativas estão sendo assistidas diretamente. Nossa intenção é fortalecer cada vez mais a frente Skate Social dentro da CBSk e conseguir alcançar ainda mais iniciativas”, destaca Eduardo Musa, presidente da CBSk.

Além da entrega de skates, estes 31 projetos - espalhados pelas cinco regiões do Brasil - já haviam recebido materiais de proteção para as aulas. Em fevereiro de 2022, um total de 310 kits com capacete, joelheira, cotoveleira e protetor de punho foram distribuídos entre essas iniciativas, que também ganharam coletes e adesivos de rampa.

Buscando atender o máximo de regiões do Brasil, o critério de escolha para a definição dos 31 projetos - ainda em outubro de 2021 - levou em consideração a evidência de carência de material e uma estrutura ativa de aulas.

"A parceria da CBSk com os projetos sociais mudou a percepção de que não temos apoio: todo esse aporte em conhecimento, skates, equipamentos e financeiro está ‘acelerando’ a organização de dezenas de projetos Brasil afora, sem eles seria impossível dar os passos que estamos dando. Obrigado, CBSk!”, destaca Marcelo Caldas, idealizador do Projeto Skate & Vida, com três polos na Bahia - Salvador (52 crianças), Maragojipe (12) e Barcelos do Sul (8).

Também recentemente, a Confederação Brasileira de Skate já havia dado mais um passo importante ao estabelecer um convênio de R$ 360 mil que estão sendo divididos entre 30 projetos (veja a relação) ao longo de 12 meses - início em fevereiro de 2022.

No caso do convênio, a prerrogativa para a escolha dos projetos é que a iniciativa possua CNPJ ativo e com CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) voltado para a atuação social. Em dezembro de 2021, a CBSk realizou encontro com os projetos mapeados com foco na transmissão de conhecimento para a estruturação jurídica das iniciativas. Em outubro de 2020, em parceria com a ONG Social Skate, a Confederação já havia publicado a cartilha Descomplica (clique aqui para baixar), também com informações importantes sobre a estruturação das iniciativas.

"A importância da parceria da CBSk com o projeto da escolinha de skate Ajudar para Transformar tem ajudado muito na proteção dos atendidos com o envio dos equipamentos de segurança, garantindo a integridade física e bem estar das crianças, quanto ao apoio financeiro, que faz com que todos os dias de aulas de skate elas tenham um lanche, essas iniciativas reforçam ainda mais os laços entre o esporte e a cidadania dos nossos futuros skatistas", completa Francileno Taveira, diretor do Instituto Jiquitaia. A entidade assiste 30 crianças em Manaus (AM) através do projeto Ajudar para transformar.

Entre outubro e novembro de 2021, 6 mil máscaras descartáveis, álcool em gel e banners - identificando a iniciativa como cadastrada pela CBSk - foram distribuídos entre 30 projetos.

Considerando os valores já investidos e a previsão orçamentária, a CBSk deve chegar a R$ 1 milhão de reais aportados na frente Skate Social Loterias CAIXA nos primeiros meses de 2023.

No total, 41 projetos dos 121 mapeados (confira a relação completa) estão recebendo apoio direto da Confederação.

As Loterias CAIXA e o Governo Federal são os patrocinadores oficiais da frente Skate Social da Confederação Brasileira de Skate (CBSk).

Leia Mais


Patrocínio

FAM
Canon

A Confederação Brasileira de Skateboarding


Avenida Paulista, nº 1.313 sala 1.010
São Paulo, SP / Brasil

Atendimento de segunda a sexta,
das 10 às 12h e das 14 às 18h.

Sistema e Tecnologia