Circuito Paranaense de Downhill 2020 começa dias 7 e 8 de março, na antiga estrada da Graciosa


Alexandre Cerri - Crédito: Cássia Ferreira Publicada em: 28/02/2020

A 1ª etapa do Circuito Paranaense de Downhill 2020 acontece dias 7 e 8 de março (sábado e domingo) no Drop 2 da antiga estrada da Graciosa, em Quatro Barras (PR). Reunindo disputas de Longboard Speed, Street Sled, Street Luge e Patins Inline, são esperados para o evento cerca de 100 atletas de vários estados brasileiros e um público de 600 a mil apaixonados pelo skate de velocidade. 

Essa é a segunda vez que o Drop 2 recebe um campeonato. Em 2019, ele fechou o Circuito Paranaense. 

Para 2020, a SSAP (Street Sled Associados do Paraná), organizadora do circuito, projetou três etapas de disputa. Além de receber a abertura, a Graciosa sediará a etapa de encerramento do circuito (Drop 3, dias 3 e 4 de outubro).

O percurso da Graciosa é considerado pelos atletas como um dos mais seletivos e técnicos de todo o Brasil. Além de estar localizado num local histórico e de natureza exuberante, a perfeita pavimentação em declínio proporciona o cenário ideal para o esporte. A SSAP é comprometida em manter a limpeza e a conservação do local, em prol da preservação do meio ambiente. 

A outra etapa está prevista para uma pista inédita, no perímetro urbano da cidade de Ponta Grossa (dia 8 de setembro), prometendo novos desafios aos competidores.

O Paraná é destaque nacional quando o assunto é Downhill. Além de ser o segundo estado brasileiro com maior número de profissionais da modalidade, é a casa de muitos campeões. Entre eles, Carlos Augusto Paixão, 4 vezes campeão mundial de Longboard Speed; Daniel Lara, campeão brasileiro 2018, e Bianca Fior, bicampeã brasileira 2013/2014, ambos do Longboard; e Alexandre Cerri, campeão mundial e recordista sul-americano de velocidade no Street Luge.

O Street Sled tem origem em terras parananenses. Foi inventado pelo curitibano Everton Correa em 2010, e vem ganhando adeptos pelo mundo.


Gabriel Kopplin Julio Mulaski e Adriano Silva - Crédito: Cássia Ferreira Street Sled - Crédito: Cássia Ferreira Bianca Fior - Crédito: Cássia Ferreira


apoios