CBSk promove período de treinos inédito para Seleção Brasileira de Skate na Califórnia (EUA)


Felipe Gustavo - Crédito: Julio Detefon Publicada em: 27/04/2021

Três anos depois do anúncio da primeira Seleção Brasileira de Skate da história, a modalidade entra na reta final das classificatórias olímpicas com mais um feito inédito. Através de projeto viabilizado em parceria com o COB (Comitê Olímpico do Brasil), as seleções de Park e Street do Brasil desembarcam nos Estados Unidos para um período de treinamento que teve início nesta segunda-feira (26) na Califórnia. Durante a primeira excursão preparatória internacional da história da seleção, Comissão Técnica e atletas seguirão um protocolo rígido de prevenção à Covid-19, incluindo ciclos de testagem ao longo de toda a viagem. O grupo seguirá nos Estados Unidos para a disputa do Dew Tour (Pro Tour), que será realizado de 17 a 23 de maio em Des Moines (Iowa). Na sequência, parte da delegação segue para o Mundial de Street, em Roma (ITA), de 31 de maio a 6 de junho.

“É preciso ressaltar a ajuda técnica e financeira do COB. Sem essa parceria, não seria possível realizarmos essa missão. Desde 2018, a CBSk coordena as viagens da Seleção Brasileira para os eventos da corrida olímpica. Nesse período, também já promovemos encontros da seleção no CT Time Brasil, no Rio de Janeiro. E, no ano passado, realizamos com sucesso uma semana de treinamento com a seleção feminina de Park, em Atibaia (SP). Mas uma missão como essa, na Califórnia, envolvendo as duas modalidades e com um período maior de foco na preparação, será a primeira vez. Com certeza, um grande desafio e, ao mesmo tempo, um ganho esportivo muito grande para o skate brasileiro”, destaca Eduardo Musa, presidente da CBSk.

Ao longo de todo o período de preparação, os treinos da seleção terão como base algumas das melhores pistas da Califórnia.

A programação diária dos atletas combina treinamentos físicos e técnicos, além de sessões de recuperação, sempre seguindo o protocolo de prevenção à Covid-19 estabelecido pelo departamento médico da CBSk. Além dos cuidados básicos, skatistas e Comissão Técnica farão testes de Covid-19 periodicamente.

Além dos integrantes da Seleção Brasileira de Skate, os skatistas do Brasil que já estiverem nos EUA para a disputa do Dew Tour também poderão participar do primeiro ciclo de treinos com o suporte da Comissão Técnica da CBSk, até 4 de maio. A partir do dia 5, seleção e comissão entrarão em período de concentração e isolamento, com cuidados intensificados na prevenção à Covid-19.

“Entendemos que estamos criando as melhores oportunidades possíveis aos nossos skatistas e acreditamos no potencial deles para a conquista das 12 vagas olímpicas”, completa Eduardo Musa.

A cobertura completa do período de treinos e competições poderá ser acompanhada nas redes sociais oficiais da CBSk (Instagram: @cbskskate, Facebook: @cbskoficial e Twitter: @cbskoficial) e no site da entidade (www.cbsk.com.br).

Confira todos os nomes que integram a Seleção Brasileira de Skate:

Park feminino - Dora Varella, Isadora Pacheco, Yndiara Asp, Victoria Bassi e Leticia Gonçalves;

Park masculino - Luiz Francisco, Pedro Barros, Pedro Quintas, Mateus Hiroshi, Murilo Peres e Héricles Fagundes;

Street feminino - Pâmela Rosa, Rayssa Leal, Leticia Bufoni, Gabriela Mazetto, Virginia Fortes Aguas e Isabelly Ávila;

Street masculino - Kelvin Hoefler, Giovanni Vianna, Carlos Ribeiro, Felipe Gustavo e Lucas Rabelo. 

Seleção Brasileira
Para a preparação e participação das disputas sancionadas pela World Skate como classificatórias para a corrida olímpica, os integrantes da Seleção Brasileira de Skate recebem auxílio atleta mensal e contam com suporte médico, psicológico e de fisioterapia. Os recursos para esse apoio são repassados à CBSk pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) por meio da Lei Agnelo/Piva. 

Comissão Técnica da Seleção Brasileira
Integram a Comissão Técnica da Seleção Brasileira Tatiana Lobo (Gerente de Esportes), Edson Scander (Supervisor de Esportes), Lauro Netto (Gerente de Planejamento e Comunicação), os Consultores Técnicos Edgard Pereira Vovô (Park) e Rogério Mancha (Street), o Auxiliar-Técnico Miguel Catarina (Park), o Observador Técnico Julio Detefon, os Fisioterapeutas Alison Paz e Carlos Barreto, o Médico Maurício Zenaide, a Psicóloga Juliane Fechio e a Nutricionista Carolina Ragugnetti.


Integrantes da Seleção Brasileira de Park - Crédito: Divulgação Leticia Bufoni - Crédito: Julio Detefon


apoios