CBSk divulga relação de eventos válidos para pedidos de Profissionalização de skatistas amadores de todo o Brasil


Matheus Matsumoto - (SP / Park) - Crédito - Julio Detefon / STU Publicada em: 21/10/2020

Como acontece anualmente, desde 2005, a Confederação Brasileira de Skate (CBSk) receberá, de 15 de novembro a 15 de dezembro, pedidos de todo o Brasil de skatistas que desejam ser reconhecidos como integrantes da categoria Profissional, a principal do Skate como esporte.

Em 2020, para ingresso na categoria Profissional a partir de 2021, os solicitantes poderão pedir seu reconhecimento com base em 2 critérios: Objetivos (resultados em competições) e Subjetivos (carreira construída até o momento pelo skatista).

Para a análise a partir dos Critérios Objetivos, a CBSk divulga aqui quais eventos serão válidos para a obtenção ou aferição dos resultados entre 2018 e 2020.

Clique aqui para visualizar a relação de competições em cada uma das modalidades!

Critérios Subjetivos
Por sua particularidade mercadológica e cultural, o skatista também pode solicitar ingresso na categoria Profissional com base em sua trajetória e carreira - independente dos resultados em eventos ou performance no ambiente de competição.

Os critérios de análise subjetiva envolvem, por exemplo, exposição na mídia (entrevistas em revistas, sites, programas de televisão etc), aspectos mercadológicos (patrocínios, projetos com marcas especializadas etc) e também esportivos (tempo de skate, fatos e conquistas relevantes para a modalidade praticada pelo solicitante etc).

Para skatistas solicitantes de reconhecimento profissional por critérios não competitivos (resultados esportivos), o solicitante deve apresentar currículo da sua trajetória no segmento skate, Declaração de Patrocínio (clique aqui para baixar!) e declaração da entidade filiada à CBSk de seu estado. O pedido e material apresentados serão avaliados pelo Comitê da modalidade juntamente com a Diretoria da CBSk, sendo desta Comissão o poder exclusivo de aprovação ou não.

Clique aqui para baixar a Declaração de Patrocínio!

Avaliação dos pedidos: CBSk e Comitês de cada modalidade
A partir de critérios pré-estabelecidos, o Comitê de cada modalidade (Downhill Slide, Downhill Speed, Freestyle, Park, Slalom, Street e Vertical), juntamente com a Diretoria de Esportes e Arbitragem da CBSk, avaliará quais candidatos cumprem os requisitos para serem reconhecidos como skatistas profissionais. O patamar os credencia à disputa das principais competições nacionais, como o Circuito Brasileiro Profissional, e também reconhece suas contribuições na evolução do Skate brasileiro.

Os Comitês de cada disciplina do Skate são formados por skatistas profissionais eleitos pelos seus próprios pares para mandatos de 2 anos. A cada início desse ciclo, esses órgãos são reconstituídos e passam a delegar, juntamente com a diretoria da Confederação, nas diretrizes esportivas do skate, tais como regulamentos de competições e, no caso, reconhecimento de novos skatistas profissionais.

Envio dos pedidos de profissionalização
Os pedidos de profissionalização, juntamente com o material a ser apresentado (resultados no caso dos Critérios Objetivos e currículo como skatista para os Critérios Subjetivos), deverão ser enviados para o email comunicacao@cbsk.com.br de 15 novembro a 15 de dezembro de 2020. A lista com os pedidos aprovados será divulgada nas redes sociais, site e release da CBSk até 15/01/2021.

Clique aqui e confira todos os requisitos necessários e os critérios detalhados para pedidos de profissionalização!


Isabelly Ávila (SP / Street) - Crédito: Julio Detefon Oseias Borges (SP / Street) - Crédito: Julio Detefon Luigi Cini (PR / Vertical) - Crédito: Allison de Carvalho Adriano Silva (PR / Downhill Speed) - Crédito: Gerson Ceschini Vitoria Mallmann (RS / Downhill Speed) - Crédito: N. Olano / World Roller Games Alex Ferro (SP / Downhill Slide) - Crédito: João Marcelo Billy André Fuchs (SP / Slalom) - Crédito: Diorandi Nagao


apoios