Campeões brasileiros de Downhill Speed, Street Luge e Street Sled são definidos em Monte Alegre do Sul (SP)


Crédito: Gerson Ceschini Publicada em: 25/11/2019

Os campeões brasileiros de 2019 de Downhill Speed, Street Luge e Street Sled foram conhecidos neste domingo (24), em Monte Alegre do Sul. No Downhill Speed, Yan Bertinati (Profissional), Marcelo Salvi (Amador), João Vitor Belusso (Iniciante), Luciano Mendes (Master) e Melissa Brogni (Feminino) ficaram com o título. No Street Luge e Street Sled - que contaram pela primeira vez na história com nacionais homologados pela Confederação Brasileira de Skate (CBSk) -, Walter Baresi e Luciano Silva, respectivamente, subiram no lugar mais alto do pódio.

"Essa conquista representa uma grande luta. Foram necessários muito esforço e muita dedicação em todos os sentidos. Quero dizer, além dos treinos e exercícios específicos, precisava conciliar a prática de skate com a minha vida (estudo e trabalho). Então, tornar-me campeão brasileiro é uma soma de tudo que eu busquei e me empenhei juntamente com o significativo apoio e patrocínio de grandes parceiros como Grapiglia Extintores, Hondar Longboards, Duelo Skate Shop, Flowing Boards, BigFish, Salvi Pucks, Cozinha DiStella, Pilates & Especialidade em Saúde, Steigung Trucks, entre outros ao longo da minha carreira profissional. E essencialmente, do enorme incentivo da minha família, dos meus amigos, do lugar de onde eu venho! Posso dizer que essa conquista também representa o grande apreço que tenho por este esporte e o quanto desejo vê-lo se desenvolver! E vai! O sentimento é de gratidão", comemora Yan Bertinati, que em 2016 e 2015 ficou com o segundo lugar do ranking nacional. 

Na categoria Profissional do Downhill Speed, além de Bertinati, Tiago Mohr (2º) e Thiago Lessa (3º) também subiram no pódio. No Amador, os três primeiros foram Marcelo Salvi (1º), Jeremias Gasparotto (2º) e João Berlitz (3º). Na Iniciante, João Guttemberg (2º) e Guilherme Ferreira (3º) ficaram logo atrás de João Vitor Belusso (1º). Na Master, Luciano Mendes (1º) foi seguido por Guilherme Chiele (2º) e Silver Trevis (3º).

No feminino, Melissa Brogni, que conquistou o primeiro título brasileiro, dividiu o pódio com Beatriz F. Silva (2ª) e Anna Ohata (3ª). “Foi a minha primeira vez como campeã brasileira, fiquei muito feliz com esse resultado e com o desempenho das meninas, que estão evoluindo muito. O evento foi divertido demais, três dias de muito skate, tudo bem organizado. Nos outros anos eu acabava nunca correndo todos os brasileiros, mas dessa vez consegui vir pra essa etapa e conquistei esse título bem importante. Estou bem contente com isso”, comemora Melissa Brogni.

No Street Sled, além do campeão Luciano Silva, Vili Nickel (2º) e Ewerton Machado (3º) completaram as três primeiras posições. No Luge, Walter Baresi (1º) foi seguido por Alexandre Cerri Machado (2º) e Rafael Rato (3º).

"Foi simplesmente fantástica essa corrida, uma das pistas mais técnicas que já andei, por aqui ainda não tinha visto nada parecido, circuito que não tem margem de erros! Primeiro dia de treino e reconhecimento de pista (sexta) foi a hora de começar a acertar as configurações do equipamento. Segundo dia foi de tomadas de tempo, tivemos três ao total. Desde a primeira descida consegui me manter na frente nos tempos. Na última descida consegui o melhor de todos os tempos e de todas as modalidades. Sábado à noite choveu, a pista esfriou, domingo amanheceu  totalmente diferente dos outros dias, com frio e sem sol. A pista ficou mais rápida e as baterias foram alucinantes", comenta o campeão Walter Baresi.

"Esse foi o primeiro evento homologado pela CBSk, um passo gigantesco para nós, lugers, que estamos há anos batalhando por esse momento. Nos anos anteriores éramos só modalidades convidadas! Esse ano de 2019 alcançamos objetivos muito importantes em nossas vidas. Poder representar o Brasil no WRG (World Roller Games) em Barcelona e ainda trazendo medalhas de ouro com Alexandre (Cerri) e bronze comigo. Agora, eu sendo campeão brasileiro de Street Luge e também sendo vice-campeão paranaense de Street Luge. Gostaria de agradecer à CBSk, à Gás Inflamável (realizadora em parceria com a CBSk) e à Map Media (uma das apoiadoras) por esse final de semana incrível que ficará guardado para sempre", completa Baresi.

Confira a classificação completa das finais!

Profissional
1º - Yan Bertinati
2º - Tiago Mohr
3º - Thiago Lessa
4º - Bernardo Brambila
5º - Willian Rubin
6º - Murilo Araujo
7º - Eduardo Falcão
8º - Gabriel Mantovani

Amador
1º - Marcelo Salvi
2º - Jeremias Gasparotto
3º - João Berlitz
4º - Pedro Araujo
5º - Adriano Silva
6º - Gabriel Silva
7º - Pedro Daminelli
8º - Yan Pagliarini

Iniciante
1º - João Vitor Belusso
2º - João Guttemberg
3º - Guilherme Ferreira

Master
1º - Luciano Mendes
2º - Guilherme Chiele
3º - Silver Trevis
4º - Rafael Dobner
5º - Everton Festugatto
6º - Antonio Scalise
7º - Luciano Pauletti
8º - William Ortiz

Feminino
1ª – Melissa Brogni
2ª – Beatriz F. Silva
3ª – Anna Ohata
4ª – Valeria Raquel Ribeiro

Street Sled
1º - Luciano Silva
2º - Vili Nickel
3º - Ewerton Machado
4º - Carlos Antonio Spongler
5º - Matheus Fazolin
6º - Leonardo Miranda
7º - Cesar Augusto Gusso Lugnani
8º - Ewerton Bagestan Correia

Street Luge
1º - Walter Baresi
2º - Alexandre Cerri Machado
3º - Rafael Rato
4º - Rodolfo Saldanha
5º - Denis Araujo
6º - Anderson Roberto
7º - Ricardo Garcia
8º - Gabriel Bernardes

Brasileiro de Downhill Speed 2019
O Campeonato Brasileiro de Skate Downhill Speed 2019 contou com realização da Gás Inflamável e da Confederação Brasileira de Skate, apoio da Prefeitura Municipal da Estância Hidromineral de Monte Alegre do Sul, Associação Capixaba de Skate, Federação Gaúcha de Skate, Federação Catarinense de Skate, Federação de Skate do Paraná, Federação Paulista de Skate, Federação Estadual de Skate de Minas Gerais, Federação de Skateboard do Estado do Rio de Janeiro, Hardy, Wrangler, New Olders, Monstro Skateboard, Hondar Longboards, Slide Set Net, New Skate, Your Face e da Map Media, além de colaboração da Mormaii.

Novos brasileiros
A competição realizada em Monte Alegre do Sul (SP) é um dos sete novos campeonatos brasileiros criados pela Confederação Brasileira de Skate (CBSk) na atual temporada. Até 2018, os campeões nacionais de Downhill Speed, Freestyle, Longboard Dance, Vertical, Slalom, Downhill Slide e Park Amador eram definidos a partir do ranking brasileiro, que era formado com base nas competições realizadas CBSk em todo o Brasil pelas federações e associações filiadas à Confederação – eventos sempre homologados pela CBSk.

A partir de agora, assim como acontece com os já consolidados Brasileiros de Street Amador e Feminino, os atletas dessas modalidades ganham um evento específico que definirá o campeão nacional de cada uma delas. Assim, as disputas estaduais e as seletivas regionais – criadas em 2019 – passaram a valer pontos na corrida classificatória para o brasileiro.

Além disso, as federações e associações filiadas à CBSk passaram a ter autonomia para homologar as competições estaduais e regionais, papel antes desempenhado pela Confederação Brasileira de Skate.


Pódio Downhill Speed Profissional - Crédito: Gerson Ceschini Pódio Street Sled - Crédito: Gerson Ceschini Pódio Street Luge - Crédito: Gerson Ceschini Pódio Downhill Speed Amador - Crédito: Gerson Ceschini Pódio Downhill Speed Master - Crédito: Gerson Ceschini Pódio Downhill Speed Feminino - Crédito: Gerson Ceschini Pódio Downhill Speed Iniciante - Crédito: Gerson Ceschini Crédito: Gerson Ceschini Crédito: Gerson Ceschini Crédito: Gerson Ceschini Crédito: Gerson Ceschini Crédito: Gerson Ceschini Crédito: Gerson Ceschini Crédito: Gerson Ceschini Crédito: Gerson Ceschini


apoios