Perguntas e respostas


A Confederação Brasileira de Skate (CBSk) emite declarações e certificados? Quem pode pedir e em quais situações posso solicitar?

R.: A CBSk confecciona declarações e certificados para competidores do Ranking Brasileiro de Skate em todas as modalidades e categorias e também para entidades filiadas, seja para abono de faltas no estudo ou trabalho, apresentação em órgãos públicos nacionais ou internacionais e requerimento de benefícios como Bolsa Atleta federal, estadual e municipal. 

Além dos competidores e entidades filiadas, construtores e promotores de campeonatos nacionais também podem solicitar atestado de capacidade técnica.

Como posso solicitar minha declaração ou certificado? Quais são as exigências necessárias?

R.: O caminho é enviar e-mail pelo comunicacao@cbsk.com.br

Em caso de apresentação para entrevistas em consulados ou embaixadas, é importante comunicar também o número de passaporte, a data de embarque e de retorno, endereço e telefone onde se hospedará, bem como o motivo de viagem (competição, intercâmbio, treinamento, etc).

Atendidas as exigências, a declaração será enviada o mais rápido possível ao solicitante.

Há alguma taxa de cobrança para emissão de declarações ou certificados?

R.: A cobrança é realizada para a cobertura de custos estruturais com pessoal, papel, toner de impressora, energia elétrica, manutenção de computadores ou impressoras e envio pelos Correios quando necessário. O valor é de R$ 60,00 para envio pelos Correios e R$ 40,00 para envio por e-mail. 

Os dados bancários da CBSk são:

Confederação Brasileira de Skate
CNPJ: 03.124.517/0001-80
Banco Itaú
Agência: 8158-2
Conta corrente: 25.767-8

Após o depósito, é necessário enviar o comprovante de pagamento digitalizado via e-mail para comunicacao@cbsk.com.br

Na mensagem, você também precisa informar nome completo, número de RG e CPF e se é confederado. No caso de entidade filiada, é necessário nome e CNPJ. Em ambos os casos, ainda deve ser informado o endereço completo com CEP.

Faço parte de uma associação ou federação de skate. Como posso filiar minha entidade à Confederação Brasileira de Skate?

R.: Por acordo com as federações estaduais, a CBSk não filia diretamente associações. Essas precisam procurar a federação do seu estado e pedir filiação. 

Já as federações estaduais precisam solicitar requisitos por e-mail para comunicacao@cbsk.com.br. Depois, é preciso aguardar a próxima assembleia geral ordinária ou extraordinária da CBSk para que o pedido seja analisado e aprovado por todas as atuais federações filiadas, skatistas representantes dos estados e Conselho de Atletas.

Como faço para fundar uma associação de skate?

R.: Para fundar uma associação é necessário contar com 20 pessoas maiores de 21 anos para assinar a ata de fundação.

Pela atual legislação em vigor, é necessário contar pelo menos com presidente, vice-presidente, secretário e tesoureiro, sendo os demais cargos são facultativos.

Os passos para fundar uma associação são:

1) contatar pelo menos 20 pessoas para assinar a ata de fundação;

2) comprar um livro ata em uma papelaria contábil;

3) elaborar um estatuto de acordo com o  código civil brasileiro;

4) convocar uma assembleia de fundação por meio de um veículo de comunicação como site, blog, jornal ou mesmo pelas redes sociais;

5) imprimir três (3) vias desta convocação;

5) convidar um advogado para estar presente nesta assembleia para orientações;

6) realizar a assembleia com presença das 20 pessoas; registrar os temas abordados e as decisões tomadas no livro ata; fazer todos os presentes maiores de 21 anos assinarem, constando CPF e RG de cada um, inclusive do advogado;

7) fotocopiar duas (2) vias da ata de fundação;

8) registrar o livro ata e o estatuto em um cartório de títulos e documentos;

9) publicar a ata de fundação e o artigo do estatuto que descreve a missão e o nome da entidade no Diário Oficial do Estado.

Seguindo estes passos, sua associação estará legalizada e apta a receber os benefícios municipais e estaduais que a legislação permite (bolsas-atleta, leis de incentivo ao esporte, estabelecimento de convênio, etc.).

Mas não esqueça que o mais importante é ter pessoas dispostas a trabalhar pela associação.

Ainda não encontrou resposta para sua dúvida? Envie um e-mail para comunicacao@cbsk.com.br




apoios